ATIVIDADES NA TERCEIRA IDADE

ATIVIDADES NA TERCEIRA IDADE

A importância de manter-se ativo

É fundamental manter as atividades na terceira idade, pois é quando se pode realizar coisas que tragam prazer e satisfação, sem pressões ou cobranças.

Manter-se em movimento é importante em qualquer idade, mais ainda para os idosos, quando se inicia uma nova fase de vida.

Antigas idéias

É comum o idoso pensar que ao chegar à terceira idade já cumpriu a sua missão. Sente-se perdido e inútil, imaginando que está na hora de preparar-se para a morte, pois não há mais nada a fazer.

Para piorar a situação, a diminuição da agilidade dos movimentos e da clareza do raciocínio, entre outros fatores, podem levar à baixa da auto estima. Principalmente entre idosos que não aceitam que estes sejam processos naturais e normais do corpo com o passar do tempo.

ATIVIDADES NA TERCEIRA IDADE

Perigo de depressão

A própria sociedade segrega os mais velhos, seja em relação a trabalho, seja em relação a atividades sociais ou mesmo no ambiente familiar. Muitas vezes são tratados de forma preconceituosa em função de suas dificuldades.

GRUPO SAUDE

Todos estes fatores somados à perda de amigos, à manifestação de doenças ou mesmo à mudança dos padrões de vida podem levar o idoso à depressão. Um estado de abatimento, tristeza e vazio que pode perdurar por toda a vida, causando muito sofrimento.

É importante salientar que a depressão não é um estado característico da terceira idade como muitas pessoas supõem. Ela é uma doença e precisa ser tratada de forma adequada porque a pessoa com depressão não é capaz de reagir sem algum tipo de tratamento. O tratamento mais indicado é a psicoterapia associada à medicação. Para evitar a depressão é importante que sejam mantidas as atividades na terceira idade. De preferência com seus pares, e que seja respeitado tanto pelas suas limitações como por sua experiência de vida. ATIVIDADES NA TERCEIRA IDADE

Benefícios das atividades na terceira idade

O lazer, a distração, o bem estar e as atividades em grupo são fundamentais para todos, independente da idade. No caso do idoso, ter um passatempo, participar de passeios, reuniões culturais e manter contato com pessoas de sua faixa etária é extremamente importante, pois ajuda a elevar a sua auto estima e fazer com que ele se sinta integrado à sociedade.

ATIVIDADES NA TERCEIRA IDADE

Em geral, o idoso mora com os filhos ou com pessoas de idade menor que a sua e normalmente não recebe a atenção necessária e são pouco ouvidos. Essa falta de atenção da família pode levar o idoso à diminuição de sua auto estima e até à depressão, quando ele não tem atividades sociais que compensem esta falta de atenção familiar. 

curta-nossa-pagina-no-facebook

As atividades físicas mais indicadas para estas pessoas são as caminhadas, a dança,  e a hidroginástica. Sempre realizadas depois de uma avaliação médica e com a anuência deste. Realizadas preferencialmente em grupo e com o acompanhamento de um instrutor preparado. Evita-se, dessa forma,  lesões ou outros comprometimentos.

ATIVIDADES NA TERCEIRA IDADE

A meditação e o relaxamento também são aconselháveis. As atividades sociais variam de acordo com o gosto pessoal de cada pessoa. Em geral incluem dança, jogos, viagens e passeios. Existe uma crescente procura por  universidade da terceira idade ou cursos de culinária.

Também artesanato em geral, trabalhos voluntários, grupos religiosos, políticos ou de uma determinada categoria de trabalho.  Leia mais sobre essas atividades clicando aqui.

MEDICAMENTO SEMPRE NA HORA CERTA!

PORTA COMPRIMIDOS SEMANAL PILBPOX

PORTA COMPRIMIDOS SEMANAL PILBPOX

compartilhar fbWHATSAPPCallReceitas

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!