CUIDADOS ESPECIAIS NOS DIAS QUENTES

CUIDADOS ESPECIAIS NOS DIAS QUENTES

DIAS QUENTES E PERIGOSOS À VISTA!

Com a chegada da primavera, e a proximidade do verão, cuidados essenciais nos dias quentes são necessários.

Muitos problemas de saúde se agravam nesta época de calor, seja na praia, piscina e principalmente nas ruas da cidade. No período de férias é quando aumentam as ocorrências de acidentes ou problemas de saúde que acabam por atrapalhar o descanso.

O CALOR E A SAÚDE

Com a temperatura global em elevação, o número de ondas de calor tendem a aumentar e estão associadas ao ocasional aumento de doenças cardiovasculares. Desidratação, câimbras, exaustão e insolação são alguns dos problemas de saúde causados pelas altas temperaturas. São problemas de saúde que juntamente com a desidratação podem prejudicar o sistema cardiovascular aumentando os ricos de infartos e derrames.

RISCOS DE VIDA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que, entre 2030 e 2050, cerca de 250 mil pessoas morrerão anualmente. E as causas são diversas: exaustão, insolação, infartos e derrames. Bebês, crianças e idosos são os mais vulneráveis a essas emergências. É importante monitorar a saúde deles com frequência durante períodos de muito calor e garantir que bebam bastante líquido.  Por serem muito graves, estas situações demandam cuidados médicos de emergência, mas alguns desconfortos podem ser evitados com medidas simples e fáceis de seguir.

DESIDRATAÇÃO

A desidratação acontece porque com as altas temperaturas, ocorre suor em excesso, que leva à perda de líquidos e sais minerais. Como consequência, causa tontura e mal-estar, por exemplo. Perder muita água pode promover variação da pressão arterial, aumento da viscosidade do sangue, associando risco a mais para casos cardiovasculares graves.

CÂIMBRAS

Câimbras têm como característica, espasmos musculares dolorosos, geralmente nas panturrilhas, braços, músculos estomacais e nas costas. As câimbras se tornam perigosas para quem tem dietas pobres em potássio. Uma bolsa de água e gelo, envolta em uma toalha, pode ser aplicada sobre o músculo dolorido por até vinte minutos.

GRUPO SAUDE

CUIDADOS ESSENCIAIS NOS DIAS QUENTES

EXAUSTÃO

É uma característica causada pela perda excessiva de água através da transpiração. Leva a quadros de náusea, tonturas, vômitos, sensação de desmaio, fadiga e, muitas vezes, evolui para insolação e até internação. A exaustão pode ser mais grave em idosos com hipertensão arterial. Caso isso ocorra mantenha o doente deitado em um local arejado. Tente reduzir a temperatura corporal aplicando toalhas úmidas ou pulverizando água fresca em seu corpo.

INSOLAÇÃO

A insolação pode ser fatal devido à perda de consciência, lesões generalizadas e convulsões, que acontecem após longos períodos sob o sol forte. Leve a pessoa para um lugar arejado e borrife água fria por todo seu corpo. Se ele estiver acordada ofereça água fresca ou um isotônico.

Essas situações acontecem com mais frequência em quem tem sobrepeso, idosos, crianças e naquelas que consomem bebida alcoólica em excesso. Se costumar beber bebida alcoólica, procure alternar com a ingestão de água de forma mais abundante.  Para evitar ter qualquer tipo de problema o aconselhável é ficar na sombra ou em um lugar ventilado durante os horários mais quentes, entre 11h00 e 15h00. Caso precise sair,  é importante tomar algumas precauções, como vestir roupas leves e de cores claras, não ingerir bebidas alcoólicas, descansar sempre que puder e, o mais importante, habituar-se a ter  uma garrafinha de água sempre à mão.

COMPARTILHAR FACEBOOK

COMPARTILHAR WHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!