CUIDADOS COM OS CABELOS

bem viver


CUIDADOS COM OS CABELOS

lavar cabelos

A queda de alguns fios ao lavar ou pentear os cabelos é normal. Perdemos cerca de 100 fios por dia, mas é preciso prestar atenção quando houver aumento significativo da quantidade de fios que caem. Nesse caso, a indicação é procurar um dermatologista. E não importa se é homem ou mulher ou qual a sua idade.

Colorir os cabelos é uma das mudanças visuais mais praticadas pelas mulheres, inclusive pelas da terceira idade. Com mais tinturas sofisticadas e de melhor qualidade à mão, praticamente não há risco de ocorrer queda em função desse procedimento.

tintura

Veja os cuidados que você deve ter com seus cabelos:

  • Use sempre xampu e condicionador adequados ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido etc.
  • Não use xampu demais, nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois o esfregue nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos.
  • Enxágue bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores e use um xampu anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.
  • Nunca tome banho de água muito quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.

secador

GRUPO SAUDE

  • Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média.
  • Para proteger os cabelos dos danos causados pelo calor do secador, permita, sempre que possível, que os fios sequem naturalmente.
  • Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.
  • Procure comer alimentos proteicos – como carnes, leite e ovos – e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.
  • Proteja os cabelos do sol. Use chapéu e mantenha-os hidratados.

cabelos sedosos

Nos últimos anos, surgiram novas formas para alisar o cabelo, como a escova progressiva e suas variantes. Produtos alisantes registrados na Anvisa não oferecem riscos à saúde. Mas muitos salões de beleza acrescentam formol a seus preparados. O formol é tóxico, pode causar irritação nas mucosas e, dependendo da quantidade, acaba sendo absorvido pelo organismo e causa sérios problemas. Por isso, se certifique de que o salão de beleza que você frequenta é de confiança.

—–x x x—–

compartilhar fb