Este ano ela veio mais cedo. A tão temida gripe H1N1 está de volta, causando muitos transtornos e até mesmo a morte de várias pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, neste ano, até 30 de abril houve 2085 registros e 411 mortes relacionadas à doença no país. No ano passado inteiro, o Brasil confirmou 141 casos de H1N1 e 36 óbitos.
O aumento do número de casos de gripe suína, um tipo de influenza causada pelo vírus H1N1, vem chamando a atenção das autoridades de saúde em todo o país, em especial no Sul e no Sudeste.
O principal surto da doença ocorre no estado de São Paulo. Até março deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou o registro de 157 casos relacionados ao H1N1 e 23 óbitos – 66 casos e oito mortes foram registrados na capital.
É de suma importância adotar cuidados para evitar o contágio pelo H1N1, como evitar locais fechados e com grande concentração de pessoas, evitar levar as mãos ao rosto ou boca e lavá-las com frequência. Além disso, é necessário saber distinguir os sintomas da gripe comum e o da gripe suína para procurar ajuda médica e evitar a automedicação.
Acompanhe abaixo importantes orientações sobre como se proteger desse vírus. São dicas simples e muito eficazes, que você deve seguir e compartilhar.
É MUITO IMPORTANTE QUE VOCÊ COMPARTILHE!
Você também vai gostar:
IDOSOS CORREM MAIORES RISCOS COM AS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI
FAÇA SUA ARMADILHA CONTRA MOSQUITOS