CRIANÇAS E ANIMAIS: TUDO DE BOM!

CRIANÇAS E ANIMAIS

PARCERIA SAUDÁVEL

Vários estudos têm mostrado que crianças que têm animais de estimação, têm inteligência emocional (IE) mais desenvolvida. A inteligência emocional é a capacidade de compreender, controlar e efetivamente, expressar seus sentimentos e interpretar os dos outros. É considerada elemento fundamental para se viver melhor e com qualidade de vida.

Se o seu filho lhe pede insistentemente um cão ou um gato, talvez seja melhor você satisfazer suas vontades. Um animal de estimação pode trazer grandes benefícios no desenvolvimento da criança, pois o contato com animais dá às crianças um maior sentido de responsabilidade, aumenta a empatia e lhes ensina o ciclo da vida.

Ao contrário do quociente de inteligência (QI), considerado imutável pela maioria dos especialistas, a inteligência emocional pode melhorar ao longo do tempo com a prática e os animais têm grande influência sobre as crianças. A seguir, os benefícios que os amigos de quatro patas podem ter sobre as crianças:

COMPAIXÃO

As crianças que têm um animal de estimação em casa, aprendem, desde cedo, a cuidar e alimentar outra criatura, inicialmente observando os pais e armazenando a informação que será explorada em cada interação com um animal. Numerosos estudos mostram também que as crianças que convivem com animais têm uma maior empatia e compaixão para outros animais e seres humanos.

CRIANÇAS E ANIMAIS

AUTOESTIMA

Cuidar de um animal necessariamente implica responsabilidades. Incute na criança um sentimento de realização e a ajuda a se sentir independente e competente. Nienke Endenburg e Ben Baarda, autores do livro The Book Waltham da interação humano-animal, relataram um experimento no qual crianças com baixa autoestima mostrou grande progresso depois de ter um animal de estimação em sua classe durante nove meses.

GRUPO SAUDE

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

A proximidade com um animal de estimação pode facilitar a aquisição da linguagem e melhorar habilidades verbais em crianças. As crianças, de fato, não apenas brincam com os animais, mas falam com eles e muitas vezes, leem com eles. O “diálogo” com um animal também ajuda as crianças a lutar contra a gagueira.

CRIANÇAS E ANIMAIS

REDUÇÃO DO STRESS

Animais de estimação oferecem um apoio emocional incomparável e são capazes de mitigar as emoções negativas. Durante um estudo no qual elas foram convidadas a dizer com quem contariam em caso de dificuldade, a maioria das crianças mencionou seu animal de estimação. Animais de estimação podem realmente fazer-nos sentir um apoio incondicional, enquanto outras pessoas podem julgar e criticar em vez de apoiar.

ENTENDER O CICLO DA VIDA

Explicar-lhes os conceitos de nascimento e morte pode ser difícil para um pai. No entanto, familiarizar-se com esses mecanismos pode ser mais fácil, para os dois lados, através das vidas de animais. A morte de um animal de estimação é, obviamente, um momento de grande dor, mas também pode ser uma importante experiência de aprendizagem. “A maneira pela qual seus pais atravessam o luto, ensina a criança a enfrentar a morte”, escrevem Endenburg e Baarda. O outro lado da moeda é o nascimento e a reprodução dos animais, que pode ser um bom ponto para iniciar uma discussão sobre sexo no momento certo.

Texto traduzido e adaptado de:

http://www.lifegate.it/persone/news/agira-adotta-randagio-tari

MEDICAMENTO SEMPRE NA HORA CERTA!

PORTA COMPRIMIDOS SEMANAL PILBPOX

PORTA COMPRIMIDOS SEMANAL PILBPOX

compartilhar fbWHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!