Cravo-da-índia: uma especiaria muito especial
Por seu aroma e sabor agradáveis e característicos, o cravo-da-índia é mundialmente utilizado como especiaria na culinária. Além disso, esta preciosidade que teve sua origem na Indonésia oferece muito mais do que somente isso.
Seus óleos essenciais e seus nutrientes são muito importantes para o organismo.
Propriedades
São muitas as propriedades e benefícios do cravo-da-índia. Atua como cicatrizante, fungicida, cicatrizante e antibacteriano. Também são muito conhecidos seus efeitos como analgésico, anti-inflamatório e como poderoso antioxidante.
Seu uso é indicado para gases intestinais, inflamações dores de dente. No aparelho respiratório são conhecidos seus efeitos sobre a tosse e para o alívio a bronquite.
Circulação sanguínea
Seus óleos essenciais atuam no sistema circulatócio, melhorando o fluxo do sangue para todo o corpo. O seu extrato também ajuda a melhorar o sistema imunológico e seus nutrem a pele.
Emagrecedor
O cravo-da-índia acelera o metabolismo, promovendo também a produção de saliva e dos ácidos responsáveis pela digestão dos alimentos. Tudo isso auxilia na queima de mais rápida de gordura.
Eugenol: antisséptico natural
O chá de cravo-da-índia ajuda a reduzir cólicas menstruais, dores de cabeça, dor de dente, e inflamações na garganta, além de ajudar a abaixar a febre. É conhecido também por aliviar queimaduras, feridas e infecções.
O eugenol é muito bom para a pele, reduzindo marcas de acne e retardando o aparecimento de rugas.
Cãimbras
O cravo-da-índia ajuda a aliviar os episódios de cãimbras, reduzindo os espasmos musculares.
Contraindicações
Como é natural, gestantes e mulheres em fase de amamentação não devem consumir o cravo sem orientação médica. Da mesma forma, o consumo por pessoas com doenças neurológicas, gastrointestinais e menores de 6 anos deve ser supervisionado.
E uso excessivo dos óleos essenciais do cravo podem causar irritação na pele e mucosas. Por isso é indicado o seu uso com moderação.