CONHECENDO A ARTRITE REUMATÓIDE

LN-Medicina_e_saude

Hoje convidamos o Dr. Daniel Brito de Araújo para conversar conosco sobre a Artrite Reumatóide.

ARTRITE 01

Com o passar do tempo, todos sabemos que nosso corpo começa a passar por alterações e algumas delas são doloridas e debilitantes, como por exemplo a Artrite Reumatóide, que causa desconforto, dor e muita preocupação. Para entender um pouco mais sobre esse tema, conversamos com o Dr. Daniel Brito de Araújo, com Título de Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia e atualmente é Professor Assistente de Reumatologia do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Pelotas. Confira a entrevista abaixo:

UAU – O que é Artrite Reumatóide e por que ela aparece?

A doença ocorre porque mecanismos que deveriam proteger o indivíduo contra infecções passam a atacar o próprio organismo, a isso chamamos de  autoimunidade. No caso da artrite reumatóide as células do organismo passam a atacar a sinóvia, que é um tecido que recobre o interior da articulação, provocando sua inflamação e aumento de volume.

curtirFB

GRUPO SAUDE

UAU – Quais os primeiros sintomas?

A Artrite se manifesta inicialmente com dor e inchaço (edema) articular, rigidez da articulação, perda do apetite, cansaço, febre baixa, podendo os sintomas sistêmicos iniciar antes do envolvimento articular. Habitualmente acomete mãos, punhos, pés e tornozelos. 

UAU – Em que momento da vida a pessoa deve prestar atenção a esses sintomas?

A artrite reumatóide atinge principalmente mulheres após os 35 anos, mas pode acometer adultos de todas as idades.

 ARTRITE 05

UAU – só dá em idosos? Jovens podem sofrer disso?

Sim. Existem formas de artrite (a artrite idiopática juvenil, por exemplo) que afeta jovens e crianças com menos de 16 anos. 

UAU – Existe alguma forma de prevenir o início da doença?

Os fatores de risco são o fumo e histórico familiar de artrite reumatóide.

UAU – A.R. é hereditária? Existem pessoas predispostas a desenvolver?

A Artrite Reumatóide não é uma doença congênita, mas existe agregação familiar, ou seja, se você tem um parente com artrite Reumatóide a chance de ter aumenta.

 ARTRITE 03

UAU – Alguns alimentos ou excessos podem acionar o gatilho da artrite?

Com exceção do tabagismo não existe outros fatores ambientais relacionados.

 UAU – A Artrite Reumatóide tem cura? Pode-se ter uma vida normal?

Não, a artrite reumatóide não tem cura, mas o paciente pode ter uma vida normal, desde que o paciente seja acompanhado por um médico experiente em tratar a doença. (habitualmente um Reumatologista).

 UAU – Toda artrite é deformante?

Toda artrite tem potencial para ser deformante, principalmente se não tratada de maneira rápida e adequada.

 ARTRITE 04

UAU – Falando em prevenção: exercícios físicos podem retardar ou evitar o aparecimento?

Não existe nada comprovado, mas a atividade física diminui a inflamação e melhora a qualidade de vida de uma maneira geral, auxiliando o controle da doença, desde que bem orientada e com acompanhamento de um profissional habilitado.

  UAU – Final: como andam os avanços da medicina nessa área? Alguma dica ou conselho para que não sejamos pegos de surpresa?

O tratamento da artrite reumatóide evoluiu enormemente nos últimos anos. Existem diversas classes de medicamentos para o tratamento da artrite reumatóide, desde medicamentos bastante antigos como a Prednisona e o Metotrexate, até medicamentos mais modernos com as drogas biológicas.

REMEDIO 01

Ao perceber os primeiros sintomas, como dor e/ou rigidez articular, deve-se procurar o Reumatologista imediatamente.

compartilhar fb

CallReceitas