Pesquisadores poloneses encontraram uma relação interessante entre o câncer de mama e o exercício físico
A prevenção do câncer de mama passa por outras questões além dos remédios. Uma boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos podem ser grandes aliadas na prevenção da doença.
Isso foi o que descobriram alguns pesquisadores poloneses da Universidade de Estetino. Eles começaram a remexer arquivos de estudos sobre o impacto dos exercícios físicos na prevenção de vários tipos de câncer.
Depois de ler, reler e reavaliar esses estudos, os pesquisadores observaram que as mulheres com menor probabilidade de desenvolver um nódulo maligno nos seios dedicavam sete horas ou mais na semana aos exercícios físicos. A maioria delas, treinavam em um ritmo entre intenso e moderado.
Com a obesidade sendo grande cúmplice do desenvolvimento do câncer de mama, já que aumenta a produção de hormônios como estrogênio e insulina, os exercícios físicos para evitar esse mal seguem como um poderoso combatente desse problema.
O efeito dos exercícios nas pacientes mulheres
Uma mulher que já foi diagnosticada com câncer de mama leva vantagem ao praticar exercícios com regularidade. A prática constante contribui na eliminação do excesso de lipídios que circulam no sangue. Além disso, a atividade física reduz a formação de vasos ao redor do tumor, que servem para abastecê-lo de sangue.
Mas afinal, qual seria a dose ideal de exercício para esse grupo de mulheres? De acordo com os pesquisadores poloneses, as pacientes que colocaram seu corpo para se mexer – em intensidade ao menos moderada – de três a cinco horas por semana, eram as com maiores taxas de sobrevivência. No entanto, é importantíssimo que antes de correr atrás desses objetivos, as pacientes tomem as precauções necessárias para não ameaçarem a recuperação.
Agora, não confunda: não é proibido praticar exercícios durante um tratamento. Os exercícios possuem efeitos contrários as náuseas e outros efeitos colaterais decorrentes da terapia. Tirar o corpo do sedentarismo promove mais autonomia, melhora o bem-estar e ajuda no relaxamento com uma boa noite de sono.
