COMO MANTER O CORAÇÃO SAUDÁVEL

HÁBITOS PARA MANTER O CORAÇÃO SAUDÁVEL

MANTENHA SUA MÁQUINA FUNCIONANDO

Você é daqueles que, quando o tema é saúde, sempre adia o assunto? Acha que cuidar do coração é coisa somente para idosos? Você está completamente enganado!

A saúde cardíaca tem que ser considerada constantemente para garantir uma boa qualidade de vida.

Faça exames preventivos regularmente

Fazer exames regulares ajuda a saber como o seu coração está. Saiba a quantas anda a sua pressão arterial, triglicérides e outros números importantes para conhecer seu coração e, a partir daí, estabelecer uma base. Quanto antes iniciar, melhor.

Coma coisas saudáveis

Quando for fazer um lanchinho vendo TV ou se quiser levar consigo um belisco, opte por castanhas, elas ajudam a colocar Omega-3 na sua vida, um apoio para prevenir entupimento das artérias. Abacate, salmão e brócolis são outros bons alimentos aliados para adotar.

Pratique relaxamento

Desconecte dos noticiários, dos e-mails de trabalho, das situações que mais aceleram sua vida. Comece cortando uns 15 minutos de conexão com celular, tablet e TV e vá aumentando até ter uma hora ou duas de desconexão por dia. O estresse aumenta a pressão arterial, o pulso cardíaco e os níveis de hormônios que podem prejudicar o organismo. Mas ele pode ser contido com uma comédia de duas horas ou encontrando um amigo para um café.

Faça exercícios

A dica de caminhar por 30 minutos ao dia é sempre dada pelos profissionais da saúde. Mas nem todas as pessoas se empolgam tão facilmente. Fazer exercícios com a companhia de um conhecido aumenta as chances de continuar fazendo. Tente encontrar alguma atividade física que lhe dê prazer, as vezes até mesmo uma atividade como a dança pode substituir um exercício físico.

GRUPO SAUDE

Pare de fumar

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças – sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração.

Happy hour faz bem

Outra pesquisa norte-americana, desta vez da escola de saúde pública de Harvard: para as mulheres, até um copo de vinho por dia e, para os homens, até dois copos por dia pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca. O álcool pode auxiliar o coração por aumentar os níveis de colesterol HDL. O álcool também tem calorias e, em excesso, pode causar pressão alta, piorar a insuficiência e causar anormalidades do ritmo cardíaco, registra a pesquisa.

Durma bem

Pessoas que dormem menos de sete horas por noite têm mais elevações de pressão arterial e níveis mais altos de cortisol, o hormônio do estresse, tornando as artérias mais vulneráveis ao acúmulo de placa bacteriana. Na verdade, pesquisas mais recentes mostram que pessoas que não dormem o suficiente são duas vezes mais prováveis de morrer de doença cardíaca. Tentar evitar cafeína depois do meio dia e desenvolver um ritual de desaceleração antes de dormir são maneiras de ajudar a pegar no sono.

Cuidado com o ronco

Às vezes, o ronco parece só uma característica engraçada do indivíduo. O ronco, no entanto, pode ser um sinal de algo mais grave: apneia obstrutiva do sono. Essa desordem, marcada pela respiração que é interrompida durante o sono, pode fazer a pressão arterial disparar, o que aumenta o risco de doença cardíaca. As pessoas que estão com sobrepeso ou obesidade têm maior risco de apneia do sono, mas pessoas magras podem ter também. Se você ronca e muitas vezes acorda sentindo cansaço, hora de ir ao médico e avaliar o motivo.

O menos é mais

Conhece aquele pessoal de 35, 40 anos que sente a idade chegando e mergulha cheio de boas intenções nos exercícios? E aí parte deles exagera, acaba se machucando e em seguida deixa de praticar corrida, musculação ou o esporte aeróbico escolhido como salvação. Com o exercício, é sábio seguir na onda do “lento e firme”. É mais importante ter um compromisso de exercício físico regular a longo prazo do que forçar e parar por meses.

Alimente-se adequadamente

Uma dieta pobre aumenta muito o risco de obesidade e diabetes e, por tabela, problemas no coração. Procure alimentos bons para você, sejam legumes, frutas, grãos integrais, frutos do mar, carnes magras, leite desnatado, ovos e feijão. Reduza o sal – sua saúde agradecerá.

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