COMO EVITAR OS RADICAIS LIVRES

COMO EVITAR OS RADICAIS LIVRES

CUIDADOS DIÁRIOS E ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

Veja como evitar os radicais livres e como a alimentação ajuda a combater estes causadores do envelhecimento

O que são os radicais livres?

No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de queima do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia.

COMO EVITAR OS RADICAIS LIVRES

Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, nosso organismo possui enzimas protetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através do nosso metabolismo. Os processos metabólicos não são a única fonte de radicais livres. Fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas.

Fatores que estimulam a produção de radicais livres

  • Poluição ambiental;
  • Raios-X e radiação ultravioleta;
  • Cigarro;
  • Álcool;
  • Resíduos de pesticidas;
  • Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, entre outros);
  • Estresse;
  • Consumo excessivo de gorduras saturadas (frituras em geral).

COMO EVITAR OS RADICAIS LIVRES

Reduza o consumo de calorias

As necessidades calóricas diminuem gradativamente com o passar dos anos, então devemos diminuir a ingestão de calorias com o passar do tempo. O consumo diário de alimentos deve ser balanceado ao longo do dia: um café da manhã bem reforçado, um lanchinho antes do almoço, um bom almoço, um lanchinho no meio da tarde, um jantar leve e um chá sem cafeína antes de dormir. Embora a quantidade de calorias diminua, as necessidades de vitaminas e minerais continuam iguais, por essa razão, recomenda-se ingerir frutas, verduras e leguminosas em abundância. A ingestão de bastante líquido ao longo do dia é essencial para manter a saúde do organismo e a pele sempre macia e hidratada.

GRUPO SAUDE

Dicas de alimentos saudáveis

Alguns alimentos que devem ser consumidos em boas quantidades com frequência para prevenir a formação de radicais livres. Entre esses alimentos, estão: mamão e cenoura (ricos em betacaroteno); brócolis, salsa e cebolinha (grandes quantidades de flavonoides); laranja, tangerina, morango e abóbora (ricos em vitamina C); chá verde, uva, morango e maçã (boas fontes de flavonoides).

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A importância dos aminoácidos

O consumo de aminoácidos também é necessário para formar massa muscular, que são obtidos, principalmente, em alimentos proteicos, como carne, ovos, leite e leguminosas. Como o organismo não armazena aminoácidos (que, em excesso, são transformados em gorduras), o consumo máximo de proteínas deve ser adequado ao gasto de energia. Para se ter uma ideia, uma pessoa que pratica atividade física intensa, pode consumir diariamente até 1,2g de proteína por quilo de peso corporal. Se a atividade for moderada, o consumo fica entre 0,8g e 1g por quilo de peso.

Uma alimentação equilibrada e rica em vegetais é a melhor opção para se proteger contra os radicais livres, diminuindo assim o risco de várias doenças e evitando o envelhecimento precoce.

COMO EVITAR OS RADICAIS LIVRES

Lembre-se que os antioxidantes não evitam completamente a ocorrência de doenças causadas pelos radicais livres, mas a sua ausência favorece, em alguns casos, a ocorrência delas.

Algumas substâncias antioxidantes:

  • Vitamina C: Frutas cítricas e vegetais verde-escuros (laranja, limão, acerola, morango, brócolis, tomate, entre outros);
  • Vitamina E: Presente principalmente no gérmen de trigo, mas também no óleo de soja, arroz, nozes, vegetais folhosos e legumes;
  • Vitamina A: Cenoura, abóbora, brócolis e melão;
  • Zinco: Carnes, peixes, aves e leite;
  • Selênio: Fígado, aves;
  • Licopeno: Tomate, aspargos, pimentão vermelho, melancia.

Assim, para manter uma vida saudável na terceira idade e evitar uma aparência desgastada, com rugas, vincos e ressecamento da pele, pratique exercícios diariamente, ria muito, tenha uma vida social ativa, beba muita água e mantenha uma alimentação equilibrada e saudável.

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