COMO CHEGAR AOS CEM ANOS COM SAÚDE

LN-Bem-viver


Hoje em dia está mais fácil chegar aos cem anos, mesmo sem a famosa fonte da juventude.

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Os progressos da medicina e da vida moderna têm proporcionado um estilo de vida saudável, ativo e com qualidade.

A partir do trabalho de várias instituições internacionais sobre nutrição e saúde, apresentamos as melhores sugestões a fim de te levar ao primeiro século de vida em paz, mas o grande segredo é associar hábitos mais saudáveis e exercita-se constantemente.

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Abaixo algumas dicas para chegar aos cem anos:

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GRUPO SAUDE

  • Reduza o peso – O excesso de peso (sobrepeso e, pior ainda, a obesidade) aumenta o risco de desenvolver doenças graves. A chave é controlar o seu peso!

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  • Faça a atividade física regularmente – Um estilo de vida sedentário contribui para a ocorrência de diversas doenças. Faça pelo menos 30 minutos de caminhada por dia. Se puder associar essa caminhada a uma academia, ainda melhor. Prefira as escadas aos elevadores – isso lhe trará mais saúde!

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  • Consuma alimentos saudáveis – A alimentação desempenha um papel vital no plano de saúde consciente. O ideal é evitar os alimentos com alto densidade calórica ou aqueles excessivamente refinados, pré-cozidos ou embutidos, que contêm quantidades elevadas de açúcar, gordura e sódio. Evite também os refrigerantes! Comer e beber sempre com moderação – o importante é não exagerar!

vegetais

  • Coma muitos vegetais – Para perder peso, você precisa basear sua dieta em legumes, alimentos ricos em minerais, fibras e água. O ideal seria ter pelo menos cinco porções por dia, de preferência crus ou mal cozidos (excluindo batatas).

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  • Limite carne vermelha – A carne, vermelha principalmente, é um alimento básico para o corpo humano, pois o seu consumo permite introduzir proteínas. Mas o seu consumo excessivo aumenta o risco de desenvolver tumores. Um consumo moderado de carne vermelha (uma ou duas vezes por semana) é indicado para a contribuição de valiosos nutrientes.

sal

  • Reduza o uso de sal – O alto consumo de sal e alimentos em conserva em água salgada, está associado à doenças graves. Além de aumentar a pressão arterial, o excesso de sal traz danos aos rins e causam osteoporose. A dose diária não deve ser exceder 5 gramas.

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  • Ingira leguminosas e cereais – Assim como a carne, os legumes têm grandes quantidades de proteína. É sempre bom certificar-se do bom estado de conservação dos alimentos, pois a presença de mofo pode causar o aparecimento de doenças graves.

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  • Mastigue bem – Mastigue os alimentos pelo menos 20 vezes e bem lentamente. Além de poder desfrutar plenamente o sabor do alimento, ainda ajuda a prevenir diabetes.

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  • Guarde pelo menos um número na memória – a memória deve ser exercitada de modo que o cérebro também possa permanecer ativo e atento. Uma maneira muito simples para se treinar a mente, encontra-se na tentativa de decorar um número de telefone e resolver palavras cruzadas e quebra-cabeças.

vinho

  • Limite o álcool e pare de fumar – A quantidade de álcool contida em um copo de vinho é igual à contida em uma lata de cerveja. Um copo de vinho por dia durante as refeições, no entanto, é permitido. Parar de fumar é absolutamente necessário.

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