COMO ADMINISTRAR AS ECONOMIAS

COMO ADMINISTRAR AS ECONOMIAS

PREPARE-SE PARA VIVER AINDA POR MUITO TEMPO

Com o avanço da medicina e da tecnologia nos últimos anos, vivemos tempos onde a longevidade média das pessoas aumentou. Este é, sem dúvida, um fato para sempre ser comemorado.

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

Porém, sempre é importante ressaltar que quanto mais tempo vivemos coo aposentados, melhor tem de ser o planejamento financeiro. Isto para que se possa desfrutar com tranquilidade os anos da melhor idade. Quanto maior a expectativa de vida, maiores tem de ser as reservas financeiras.

Ao mesmo tempo em que as receitas diminuem, as despesas costumam aumentar.

 Salvo em raras exceções, as aposentadorias pagas pelo INSS são bem inferiores aos rendimentos enquanto assalariado.

 O caso mais clássico está na saúde, cujas mensalidades aumentam bastante na medida em que a idade avança.

No Brasil, ainda temos um “vilão” adicional que não pode ser esquecido: A inflação.

GRUPO SAUDE

NUNCA SUBSTIME A INFLAÇÃO

De acordo com a seção “Indicadores de Mercado” do Jornal Valor Econômico, uma importante publicação do meio financeiro, o índice IPCA que mede a inflação registrou redução da inflação nos últimos 12 meses. Isso não significa que ela não possa reaparecer forte a qualquer momento.

curtirFB

A mesma publicação do Valor Econômico mostrou que nos últimos 12 meses a tão conhecida Caderneta de Poupança rendeu 8,07%. Ou seja, os rendimentos da Poupança não foram suficientes para cobrir as perdas da inflação, o que é bastante preocupante.

INVESTIMENTOS

Felizmente o mercado financeiro também evoluiu ao longo dos anos e hoje é possível ter acesso a uma série de investimentos com potencial para superar as perdas da inflação e ainda adicionar ganhos com juros às economias. Quanto antes começamos a poupar através de investimentos mais inteligentes, melhores as chances de atingir a melhor idade em situação mais confortável.

É muito importante ter o controle dos rendimentos recebidos (aposentadoria, pensões, aluguéis, juros, etc.) e também das despesas. Subtraindo os rendimentos das despesas o saldo deverá ser positivo, senão isso pode significar que as economias serão consumidas e dependendo do volume podem não ser suficientes para manutenção do padrão de vida.

Muitos analistas e estrategistas da área financeira recomendam que na melhor idade seja adotado um perfil mais conservador para os investimentos, pois perdas decorrentes de investimentos mais arrojados podem demorar a ser recuperadas e isso pode comprometer as economias guardadas para manutenção do padrão de vida para os anos seguintes.

COMO ADMINISTRAR AS ECONOMIAS

Felizmente hoje existem alternativas de investimentos de baixo risco que permitem que os poupadores se protejam da inflação e ainda consigam multiplicar seus recursos, principalmente fora dos bancos tradicionais.

É muito importante ficar atento às taxas oferecidas e sempre é recomendável buscar a assistência de um profissional da área para lhe ajudar a encontrar as melhores opções.

eduardo-puschiavo

.

Eduardo Puschiavo é Agente Autônomo de Investimentos e sócio fundador da Formula Invest (www.formulainvest.com.br)

.

compartilheWHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!