CELULITE, O FANTASMA DAS MULHERES

CELULITE

CAUSAS DA CELULIUTE

A celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. Elas ficam cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos. Externamente, se manifestam através dos furinhos indesejados conhecidos como efeito “casca de laranja”. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.

cellulite-1

Fatores que causam a celulite

Excesso de peso

É um fator determinante, mas muitas pessoas que têm o peso normal, ou mesmo abaixo do normal, podem apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular. O excesso de gordura, associado à ação dos hormônios femininos e alterações na microcirculação e no sistema linfático, acaba levando à celulite.

Outros causadores

  • cigarro
  • estresse
  • má alimentação
  • poluição
  • falta de exercícios físicos.

Homens e mulheres

A ocorrência da celulite é bem mais comum entre as mulheres do que entre os homens.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, oito em cada 10 mulheres têm algum grau de celulite.

O problema afeta de 85% a 98% das mulheres após a puberdade, de todas as raças, embora as brancas sejam as mais afetadas.  Isso ocorre porque é mais comum nesse sexo a gordura se acumular nas coxas, quadris e nádegas – áreas comuns para a celulite. Também é mais frequente nas mulheres devido à estrutura das fibras do tecido conjuntivo feminino, que é diferente da do homem, o que propicia o aparecimento da celulite.

GRUPO SAUDE

CELULITE

Desconforto psicológico

A celulite não é uma condição médica grave, mas pode causar desconforto nas mulheres por causa da aparência que confere à pele. A pele com celulite parece ter covinhas ou depressões. A celulite é mais comum em torno das coxas e nádegas, mas podem ser encontrada nos seios, abdômen inferior e braços.

A celulite constitui motivo de insatisfação e grande busca por tratamentos. É preciso ter cuidado e avaliar com crítica as propostas de tratamento que, muitas vezes, têm custo elevado e desproporcional aos resultados possíveis. Muitos cremes têm sido sugeridos sem nenhuma evidência de eficácia e sem nenhum efeito, exceto a hidratação da superfície da pele.

curtirFB

Alimentação

Acredita-se que uma dieta balanceada e bem orientada possa melhorar o aspecto da celulite pela redução da gordura. Muitos suplementos alimentares e misturas herbais estão disponíveis no mercado, com diversos apelos de benefícios na celulite e redução da gordura, mas sem nenhuma comprovação até o momento.

Tratamentos

Existem muitos procedimentos sugeridos que até apresentam alguma melhora imediata, mas em geral, não são apresentados os efeitos a médio e longo prazo. Entre esses procedimentos destacam-se:

  • subincisão
  • drenagem linfática
  • radiação infravermelha,
  • laser
  • radiofrequência
  • ondas de choque ou ondas acústicas
  • ultrassom focado etc.

Em geral, são propostas associações desses tratamentos, com exercícios físicos e dieta adequada que, sem dúvida, são importantes para saúde geral.

CELULITE

Estilo de vida

A celulite pode ser um indicativo de um estilo de vida errado que pode levar a outras consequências mais sérias. De qualquer forma, se você estiver preocupada com a aparência de sua pele ou apresentando sintomas de celulite grave, marque uma consulta com seu dermatologista. O diagnóstico envolve apenas um exame físico que classificará a celulite analisando a situação da pele afetada.

Celulite Ocular

A celulite ocular é uma emergência oftalmológica que requer avaliação médica e início imediato do tratamento. A doença é caracterizada por inchaço e coloração mais rosada ou até vermelhidão da região do olho, que fica quente. Muitas vezes, o paciente tem febre, mal-estar e dor. No início, o quadro é semelhante ao de uma conjuntivite, alergia ou terçol. Há dois tipos da patologia: a celulite orbitária, uma infecção mais grave que atinge a região interna, podendo comprometer a visão e a movimentação do olho, e a celulite pré-septal, que afeta a região externa, ao redor do olho, mantendo preservadas sua movimentação e a visão.

celulite-ocular

O problema pode ser causado por sinusites e até por picada de inseto caso não seja feita a higienização correta do local, que acaba se tornando uma porta para a infecção. Quadros de herpes ocular também podem originar a doença em razão das lesões na pele, semelhantes às causadas por catapora. Se não for bem tratada, a celulite pré-septal pode virar orbitária.

Pacientes não submetidos ao tratamento adequado podem perder a visão e correm o risco de disseminação da infecção, que pode chegar até o cérebro na forma de abscesso. Pessoas de qualquer idade podem ter celulite ocular, mas os casos em idosos e bebês merecem cuidado especial. Em todas as situações, o tratamento da doença dura, pelo menos, sete dias e inclui administração de antibióticos.

compartilhar fb