O USO DE SMARTPHONES PODE SDR PREJUDICIAL
O uso prolongado do celular faz mal à nossa coluna?
Conversamos com o Educador Físico Wendel Fraga, professor de Pilates e Personal Trainer, com formação da área de Educação Física. Ele explica as consequências do uso intenso dos Smartphones e os perigos de uma postura inadequada.
EQUIPAMENTO INDIEPENSÁVEL
UAU – Com o avanço da tecnologia de comunicação digital móvel, percebemos em todos os lugares cada vez mais pessoas atentas ao celular – nas ruas, nas lojas, bares e restaurantes, todos parecem não tirar os olhos dos telefones, como se a informação imediata fosse caso de vida ou morte. Além do óbvio perigo de acidentes como quedas e até mesmo atropelamentos, quais outros riscos estão associados a esta prática?
Wendel – Devido ao grande tempo que permanecemos na mesma posição, uma sobrecarrega é gerada. Especialmente em nossos músculos, articulações e, principalmente, sobre a coluna.
Devido ao esforço excessivo e repetitivo do pescoço e braços, alterações na coluna cervical e torácica como retificação do pescoço, hiper cifose torácica ou mesmo escoliose, são os principais problemas relacionados à estrutura postural.
A CULPA É DO EQUIPAMENTO?
UAU – O computador e o tablet também são responsáveis por problemas de coluna e de postura?
Wendel – Na verdade, nenhum desses aparelhos é responsável por problemas na coluna.
O fato é que a maioria das pessoas utiliza esses equipamentos na mesma posição. Por muitas horas de forma repetitiva e excessiva, e com postura inadequada. Desse modo, não só a coluna, mas outras regiões do corpo, sofrem com o stress dos movimentos repetitivos. Isso desencadeia diversos problemas, entre eles, os posturais.
SINTOMAS
UAU – Quais os sintomas de que algo não vai bem? Quando devemos voltar nossa atenção para possíveis problemas em nossa coluna cervical?
Wendel – A dor é um dos principais sintomas de que algo não está bem em nosso corpo. Na maioria das vezes, problemas posturais são assintomáticos. É importante que as pessoas procurem assistência médica em caso de dores para que possam ser avaliadas. Assim é possível tratar o problema e sua causa.
COMPLICAÇÕES
UAU – Como se dá a piora do quadro?
Wendel – Como podem existir diversos problemas, a dor sempre indica a piora do quadro. Geralmente ela vem de forma aguda, você começa a sentir dor uma vez ou outra, depois a dor passa a se repetir mais constantemente, até o ponto que fica insuportável e então, em alguns casos, se torna crônica e irreversível.
CONSEQUÊNCIAS
UAU – Quais as consequências quando as medidas preventivas não são tomadas? A longo prazo, o que pode acontecer?
Wendel – São muitas as conseqüências. Pessoas que não se exercitam e passam horas realizado trabalhos repetitivos, têm maior probabilidade de desenvolver doenças posturais, degenerativas e inflamatórias. A longo prazo, esses problemas tendem a se agravar, podendo gerar complicações ainda mais sérias, muitas vezes não havendo outra solução que não seja a cirúrgica.
TRATAMENTOS
UAU – É um processo reversível? Qual o tratamento?
Wendel – Dependendo do tipo de doença e o estado que esta pessoa se encontra, pode ser reversível. O tratamento é feito de acordo com o problema diagnosticado, fisioterapia, musculação, RPG e hidroginástica, são modalidades que auxiliam no tratamento de muitas das doenças ocasionadas por esforços repetitivos.
CELULAR NA TERCEIRA IDADE
UAU – Uma grande parte de nossos leitores são da Terceira Idade, e é muito comum o uso de óculos para leitura ou ainda lentes bifocais. Como a lente para perto fica na parte inferior do óculos, é comum o leitor levantar a cabeça para “focar” o texto. Isso ajuda a reduzir o ângulo do pescoço? Faz alguma diferença?
Wendel – Sim, isso pode reduzir o ângulo de inclinação do pescoço – quanto maior é a inclinação do pescoço para a frente, maior a sobrecarga sobre a coluna cervical.
O ideal ainda é que, para quem permanece várias horas na mesma posição, os móveis possam ser regulados na altura adequada, para que não haja sobrecarga em outras regiões do corpo.
DICAS
UAU – Finalizando nossa entrevista, quais as dicas que você daria aos nossos leitores, para que não passem pelo problema, ou pelo menos, minimizem os prejuízos já causados?
Wendel – Meu conselho é que todos façam exercícios físicos diariamente e evitem ficar durante muitas horas utilizando aparelhos eletrônicos. Também é importante ir médico periodicamente para realização de check-ups, pois é uma forma de diagnosticar e evitar possíveis surpresas.
Além disto, uma boa alimentação, aliada aos exercícios físicos, traz benefícios em todas as idades, auxiliando na manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida. A atividade física que você deve escolher, deverá ser aquela que lhe traga mais prazer e satisfação. Deverá ser incluída em sua rotina diária e praticada com regularidade, mas lembre-se: os exercícios devem ser iniciados após uma avaliação médica e devem ser acompanhados por um profissional habilitado.
Sua vida e sua saúde dependem de cada passo que você dá!
Grande abraço a todos os leitores.
Wendel Fraga, proprietário da empresa Motris Studio de Pilates. Ele é professor de Pilates e Personal Trainer, com formação da área de Educação Física (Univali) e formando em Educação Física Bacharel (Avantis).
Contato para perguntas e respostas no facebook https://www.facebook.com/wendel.fraga.77 ou pelo email, treinadorwendelfraga@outlook.com
