CASA SEGURA – IDEAL PARA OS IDOSOS

CASA SEGURA

CASA SEGURA PARA PARA TODAS AS IDADES

Uma casa segura deve evitar quedas que podem levar a consequências sérias, principalmente quando ocorre entre pessoas mais velhas.

As quedas geralmente estão ligadas a outros problemas. Algumas doenças ósseas associadas ao envelhecimento têm início bem antes e a importância das quedas cresce à medida que a idade avança.

OSTEOPOROSE

Na medicina existe uma série de situações relacionadas à queda. No caso da osteoporose, por exemplo, a preocupação maior é que a queda acaba levando à fratura. Mas o oposto também é verdadeiro. A fratura pode ocorrer em consequência da fragilidade dos ossos e provocar a queda, pois a doença provoca fragilidade do osso, de forma progressiva.

CASA SEGURA

Chega um momento em que ele está tão frágil, que pode ocorrer uma fratura espontânea levando a pessoa a perder o equilíbrio. Este o tipo mais preocupante, sendo o mais grave a fratura do colo do fêmur, próximo à articulação com a bacia, que exige cirurgia. Isso pode agravar ainda mais o quadro geral do paciente, que quase sempre é idoso. 

EVITAR QUEDAS. SEMPRE!

Saiba que 80% das quedas daqueles que já chegaram à terceira idade ocorrem dentro da própria casa. Por isso, é importante investir em uma casa segura e livre de armadilhas para os idosos. Não precisamos esperar acontecer algum acidente para nos preocuparmos com isso, certo? Além do cuidado clínico, é muito importante a atenção com o espaço físico no qual circulamos diariamente.

CASA SEGURA

GRUPO SAUDE

Apesar do risco de queda existir o tempo todo e em todos os lugares, nossa casa não deve e não pode ser um ambiente hostil. Ele deve acompanhar pouco a pouco nossas mudanças físicas e aqueles objetos que “sempre fizeram parte da casa”  aos poucos se tornam armadilhas que precisam ser excluídas gradativamente, tais como tapetinhos decorativos ou móveis com pouca estabilidade. Aos poucos, aquela casa que o idoso sempre viveu, vai deixando de ser uma casa segura.

CASA SEGURA

CASA SEGURA

ABRIDOR DE POTES DE VIDRO

SOLUÇÕES INTELIGENTES

Ao mesmo tempo, novos itens “espertos” podem ser incorporados gradativamente ao ambiente, como por exemplo um suporte para toalha de banho mais resistente, ou um dispositivo simples de abrir vidros de conservas. Esta semana descobri que minha mãe (82 anos) desce à portaria para pedir ajuda ao vigia em casos desse tipo.

Em nosso blog “Envelheci! E agora?” existe uma abordagem inicial sobre o tema.

Os médicos lembram que o equilíbrio também depende da integridade das articulações, que podem ser afetadas por outras doenças reumáticas, antes que a velhice se instale. Como exemplo, eles citam a artrite reumatoide, inflamação que atinge os joelhos, quadril ou tornozelo, provocando a rigidez dessas articulações e o consequente desequilibro – o que pode resultar em quedas frequentes.

CASA SEGURA

BARRA DE APOIO

APOIOS ADEQUADOS

É nesse momento entram em ação as barras de apoio, que
quase sempre são associadas a hospitais, ou a pessoas com sérias necessidades especiais. Certamente elas não precisam comprometer esteticamente seu banheiro,  e muito menos  esperarem por uma REAL necessidade para serem instaladas.

 

É possível a instalação de modelos decorativos, associados a pontos estratégicos do banheiro, como o sabonete, papel higiênico ou toalha, sem que seu espaço tenha qualquer prejuízo estético.

CASA SEGURA

APOIOS NO BANHEIRO

Na Europa e principalmente nos Estados Unidos é farta a oferta de produtos que facilitam o dia a dia e a acessibilidade em todos os níveis. Pouco a pouco o mercado brasileiro começa a disponibilizar soluções inteligentes a esse crescente público, e usaremos este espaço sempre que tivermos uma boa sugestão.

compartilhar fbWHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!