CARBOIDRATO. MOCINHO OU VILÃO?

UAU ARTIGO 100


Atualmente, com a onda das dietas ricas em proteínas, se tornou comum ouvir sobre os malefícios da ingestão excessiva de carboidratos, mas por que o excesso faz tão mal e quais são os benefícios do seu consumo?

Carboidratos

Estruturalmente, as moléculas de carboidrato são relativamente pequenas e, por isso, são facilmente quebradas na digestão, transformando-se em glicose e outros componentes. A glicose é responsável por gerar energia para o organismo e, por esse motivo, os carboidratos proporcionam um pico energético rápido e são importantes para manter uma alimentação saudável e balanceada.

Entretanto, quando consumidos em excesso, os carboidratos são armazenados no organismo em forma de gordura para serem usados como fonte energética em situações de necessidade. Com isso, acabam aumentando a quantidade de gordura corporal, que se torna uma reserva.

Além disso, como são digeridos rapidamente, fazem com que a sensação de saciedade passe logo, ao contrário das proteínas, que são mais difíceis de serem quebradas na digestão. Assim, o consumo de carboidratos deve mesmo ser reduzido em dietas para perder peso.

Carboidratos e exercícios

Porém, para quem mantém um nível regular de atividades físicas, a ingestão de carboidratos é importante para proporcionar a quantidade de energia necessária para a prática de exercícios. Quando a energia produzida é muito menor do que a gasta, isso pode levar a desmaios, perda de peso excessiva e outras complicações para a saúde. Veja a seguir onde agem os carboidratos:

GRUPO SAUDE

carboidrato ajuda cérebro

Aliado do cérebro: O cérebro é um dos órgãos que não funcionam sem glicose disponível na corrente sanguínea, quando há uma diminuição no consumo deste nutriente há uma produção exagerada de corpos cetônicos que podem levar a uma intoxicação no indivíduo provocando sintomas indesejáveis como dores de cabeça, mau hálito, tremores e até desmaios. 

músculos necessitam carboidratos

Protege os músculos: Quando nosso corpo possui as quantidades corretas de carboidratos, não é necessário utilizar a energias das proteínas. Assim, as proteínas podem ser utilizadas para reparar os músculos que sofreram microlesões devido à prática de exercícios.

carboidrato saciedade

Proporcionam saciedade: Este benefício vale somente para os carboidratos complexos (amido e celulose). Por ser uma molécula maior, são digeridos e absorvidos mais lentamente, ocasionando aumento gradual da glicemia e saciedade por maior tempo. Este mesmo mecanismo faz com que os carboidratos complexos sejam o tipo indicado para diabéticos. 

Aliado do humor e bem-estar: A diminuição do consumo de carboidratos pode afetar a produção de serotonina, um neurotransmissor capaz de influenciar o humor e o bem-estar dos indivíduos. 

Percebemos que tudo se resume ao estilo de vida de cada um. Para alguns, comer um prato de macarronada pode ser aconselhável antes de fazer exercícios, praticar esportes ou participar de uma corrida. Para outros, pode significar umas gordurinhas a mais! Mas lembre-se: a ingestão de carboidratos é necessária, verifique apenas a quantidade correta!

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