CAPIM-SANTO OU ERVA-CIDREIRA: PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS

CAPIM-SANTO OU ERVA-CIDREIRA: PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS

CAPIM-SANTO OU ERVA-CIDREIRA

O NOME “SANTO”NÃO É POR ACASO

O capim-santo, também conhecido como capim-limão ou capim-cidreira (por ser comumente confundido com a erva-cidreira), é uma planta medicinal com inúmeros benefícios para nossa saúde e bem estar, se desenvolve bem em praticamente todo o Brasil. É utilizada principalmente na forma de chá e tem grande uso e aplicação nas indústrias farmacêuticas, alimentícias, de cosméticos e perfumaria, além de ser bastante utilizada também na aromaterapia. Seu óleo essencial é usado em cosméticos, como óleos perfumados, xampus, sabonetes e sabões, desodorizantes, loções, etc.

CAPIM-SANTO: Benefícios e propriedades medicinais.

Comumente há confusão dessa planta com a erva-cidreira (Melissa officinalis).

Para acabar com esta confusão é só observar as duas plantas, pois elas são bem diferentes: enquanto o capim-cidreira apresenta folhas estreitas, longas e lanceoladas, a erva-cidreira produz folhas grandes, ovais, pecioladas, serrilhadas e com nervuras salientes.

Seus principais constituintes são o citral, composto antimicrobiano e antifúngico eficaz na inibição e destruição de micro-organismos, e o mirceno, responsável pela ação analgésica; outros cinco de seus componentes possuem o poder de inibição da coagulação sanguínea. O citral também aumenta a capacidade do corpo em aproveitar a vitamina A.

AROMATERAPIA

Na aromaterapia, seu óleo é muito utilizado, pois ajuda a aliviar depressão, estresse e tensão do corpo.

Popularmente, é usado em forma de cataplasma (massa medicamentosa) para tratar as dores de artrite e em banhos para aliviar os músculos doloridos. Também ajuda a aliviar espasmos musculares, reduzindo todos os sintomas relacionados a dor abdominal. Auxilia nas  dores de cabeça, dores nas articulações, espasmos do trato digestivo, cãibras musculares, dor de estômago, entre outros.

GRUPO SAUDE

CAPIM-SANTO OU ERVA-CIDREIRA: PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS

ANTIFUNGICIDA

O óleo essencial diluído do capim-limão é também usado como um antifúngico para condições de pele, incluindo micose e pé-de-atleta. Seu extrato pode ser aplicado a feridas recentes e abertas, vez que a erva atua como um antisséptico que previne infecções, além de ser usada na desintoxicação dos órgãos digestivos do corpo, como o pâncreas, fígado, rim e bexiga.

INSÔNIA

Seu chá ou suco é recomendado para o tratamento de insônia e problemas de ansiedade, para o combate à febre e em casos de cólicas estomacais e intestinais e devido a sua função desintoxicante, ele também é incorporado em muitas dietas de emagrecimento.

INCHAÇO E SACIEDADE

A planta, por ser diurética, auxilia a eliminação de líquidos e excessos, diminuindo o inchaço, além de tirar a fome e acelerar o metabolismo, fazendo o organismo perder calorias mais depressa. É possível, com seu uso constante e reeducação alimentar, eliminar facilmente até 5 kg por semana. Por esse e outros motivos, ao descobrirem para que serve o capim santo e quais seus benefícios, muitos o tornam ingrediente permanente de suas receitas no dia a dia.

Contra-indicações e efeitos colaterais

  • Risco de causar queimaduras caso o local em que houve aplicação direta seja exposto ao sol (assim como a citronela, limão, laranja e outros cítricos);
  • Em doses excessivas, pode causar sonolência, diarreia, hipotensão arterial, fraqueza e sedação;
  • É contra indicado durante a gestação, pois pode provocar abortos devido ao relaxamento da musculatura uterina.

COMPARTILHAR FACEBOOK

COMPARTILHAR WHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!