BOA MEMÓRIA: COMO MANTER

BOA MEMÓRIA

Como turbinar a memória?

Você não está mais com boa memória? Está enfrentando problemas nos últimos tempos para lembrar o nome daquela banda que você gostava na adolescência? Por onde anda a lembrança daquela receita que você preparou várias vezes? Pode ser difícil lembrar do nome de algumas pessoas, e até se tomou o remédio ontem na noite anterior ou hoje de manhã?

Se você enfrentou ou está enfrentando situações semelhantes a essas, é hora de aprender como melhorá-la.

Dicas cientificamente comprovadas para melhorar e ter boa memória:

Meditação e boa memória

BOA MEMÓRIA

A memória de curto prazo funciona como um bloco de notas do cérebro. Quando você ouve um endereço ou o nome de alguém, esta informação é armazenada nesta parte da  boa memória. Até que ela seja julgada importante ou não. Na sequência, ela pode ser descartada ou memorizada definitivamente. Acredita-se que a memória de curto prazo é capaz de armazenar até sete informações diferentes,. Mas entregues ao estresse e à correria, a maior parte das pessoas passa longe deste limite.

Após meditar por oito semanas, pessoas podem atingir o limite da capacidade de suas memórias de curto prazo. Quando a pessoa está meditando, seu cérebro diminui abruptamente a fluxo de informações, relaxa e organiza suas funções. Com os momentos de tranquilidade duas ou três vezes por semana, o cérebro aumenta sua capacidade de retenção de informação.

Beba café

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GRUPO SAUDE

Uma vez anotadas no bloco de notas da memória de curto prazo, as lembranças julgadas “úteis” são submetidas a um processo de consolidação da memória. Messe momento estas recordações são cristalizadas em memórias de longo prazo.

Diversos testes já foram feitos para medir a influência da cafeína nos processos cerebrais, mas os resultados normalmente são decepcionantes.

O que mudou este cenário foi um estudo publicando recentemente pela revista Nature. Cientistas da Universidade de Baltimore provaram que ingerir cafeína após um processo intenso de uso da memória pode ajudar a fixar recordações.

No teste, os voluntários observavam uma série de imagens, precedidas por outras imagens muito semelhantes. Num terceiro momento, algumas completamente diferentes. Após 24 horas, os voluntários precisaram rememorar a ordem em que as imagens foram exibidas. E tiveram que determinar quais eram as imagens corretas.

As pessoas que haviam ingerido cafeína logo após a primeira exibição das imagens tiveram aproveitamento 84% superior àquelas que não ingeriram cafeína. Mas lembre-se: o café deve ser tomado assim que preparado, pois após 15 minutos começa a perder suas propriedades e sempre com moderação.

Pratique exercícios físicos

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O principal benefício da atividade física para o cérebro é a melhora no processo de acesso às memórias. Ou seja, uma hora de caminhada por dia faz com que aquele nome deixe de ficar na ponta de língua e seja lembrado com mais facilidade e rapidez. Além de auxiliar a circulação sanguínea, a oxigenação dos tecidos, acelerar o metabolismo, ampliar a sociabilidade e diminuir o estresse, manter uma rotina saudável e equilibrada, pode prevenir e até retardar a evolução de doenças neurodegenerativas, como o mal de Parkinson e o Alzheimer.

Durma bem

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A relação entre uma boa noite de sono e uma memória que funcione corretamente já foi provada pela ciência, mas não precisa pensar muito para conectar os pontos entre um cérebro saudável e um sono em dia.

De acordo com um estudo publicado no ano passado, dormir ajuda as memórias a serem consolidadas pelo cérebro. Para chegar a esta conclusão, os cientistas realizaram um teste em que pediam que os voluntários memorizassem uma sequência das cartas e rememorassem após oito horas. Entre os que ficaram acordados após oito horas, o índice de acerto foi de 17%; entre os que dormiram, 58% conseguiram lembrar da sequência de cartas.

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