BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES DA MAÇÃ

A concentração de fibras e vitaminas B, C e E, faz desta fruta uma importante aliada na prevenção de doenças. Existem maçãs de vários tipos e tamanhos, mas todas fornecem os mesmos nutrientes ao nosso corpo.

maçã 1

A fibra natural da maçã (solúvel e insolúvel), vital para nosso organismo, tem como objetivo fazer com que o sistema digestivo e cardiovascular funcionem corretamente. Além disso, possuem pectina, um tipo importante de fibra que ajuda a unir toxinas no seu intestino e retirá-las do organismo. Apresentam altos níveis de ácido málico, útil para o estímulo da produção de energia no corpo. Este composto também é importante para os que possuem a síndrome de fadiga crônica ou fibromialgia. Um velho ditado diz que comer uma maça por dia, mantém o médico afastado.

Veja alguns dos benefícios da maçã:

Diabetes: A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia. Recomenda-se o consumo de duas maçãs pequenas diariamente, quantidade suficiente para a dose de pectina necessária.

Colesterol: Pesquisadores da Universidade da Flórida constataram que a fibra pectina também auxilia na redução do mau colesterol ao formar uma fibra na parede intestinal, impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras.

Doenças cardíacas: Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio descobriram que o consumo de uma maçã por dia, durante 4 semanas, reduz os níveis de uma substância relacionada com o endurecimento das artérias em quase 40%.

GRUPO SAUDE

AVC: Frutas com a polpa branca, como maçã e pera, reduzem o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40%.

Problemas respiratórios: A maçã possui antioxidantes que ajudam a melhorar a capacidade respiratória e ainda protegem os pulmões. Quem come cinco maçãs ou mais por semana têm menos problemas respiratórios, incluindo asma. A maçã também possui uma propriedade adstringente que auxilia a garganta e as cordas vocais.

Doenças estomacais: A maçã possui agentes cicatrizantes que ajudam a combater azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Esta fruta age de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo. Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas também pode melhorar este quadro comendo maçãs.

Prevenção de cárie dentária: Esta infecção é causada por bactérias e o sumo das maçãs têm propriedades que podem matar até 80% delas. Por isso, alguns dentistas recomendam maçãs para as crianças que comem muitos doces, pois a fruta ajuda a proteger a superfície dos dentes e gengivas.

Cérebro: Devido às vitaminas do complexo B, a fruta também ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso. Isso porque é uma ótima fonte de nutrientes, rica em vitamina C e ácido fosfórico.  Desta forma, a maçã ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Um estudo da Universidade de Massachusetts demonstrou que tomar suco de maçã fresca, 3 vezes por semana, ajuda pessoas com Alzheimer a reduzirem significativamente o avanço da doença em aproximadamente 75%.

Câncer e envelhecimento: Por ser rica em taninos e flavonóides, que são fitonutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e anti-inflamatórios, a fruta ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Além disso, a maçã possui componentes que ajudam na prevenção do câncer de pulmão, de cólon, de próstata e de mama. Tanto a inflamação crônica como o estresse oxidativo são considerados processos importantes para o desenvolvimento do câncer, e os flavonoides detêm ambos os processos.

Emagrecimento: As maçãs são muito recomendadas aos que querem começar uma dieta. Isso porque a fruta possui fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade. A casca, por exemplo, possui fibras insolúveis que não são digeridas e, por isso, ficam no estômago por mais tempo. Ela também tem o poder de reduzir a vontade de comer doces e chocolates.

Vitaminas: Por possuir vitaminas B1, B2, B3, a fruta auxilia no controle do crescimento, ajuda a evitar problemas de pele, evita a queda de cabelo e ainda regula o organismo.

maçã 3

As maçãs cultivadas organicamente são mais saudáveis e não apresentam resíduos de produtos químicos e pesticidas, substâncias tóxicas e cancerígenas que afetam diretamente o sistema nervoso e o cérebro dos seres humanos. As maçãs orgânicas também são fundamentais na luta contra o colesterol alto.

Contraindicações/cuidados: Devido à presença e a quantidade de HCN, as sementes da maçã não devem ser ingeridas em grandes quantidades. Porém, uma pequena quantidade de sementes pode ser ingerida sem sintomas. Grandes quantidades de sementes podem causar a toxicidade.

compartilhar fb

[sg_popup id=”10″ event=”onload”][/sg_popup]

[sg_popup id=”18″ event=”onload”][/sg_popup]