BENEFÍCIOS DA CAMINHADA

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A caminhada emagrece, melhora a circulação sanguínea, a postura e colabora para perder barriga, além de muitos outros benefícios para a saúde. A caminhada rápida pode queimar até 400 calorias em 1 hora, o que significa que a pessoa pode perder até 0,5 kg por semana somente com este exercício. Quando além da caminhada é associada uma dieta hipocalórica é possível perder até 8 kg por mês.

caminhada emagrece

Para quem gasta uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas. Mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

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Dicas para emagrecer com a caminhada

GRUPO SAUDE

  • Caminhar durante 1 hora após o jantar, pois ajuda a perder até 2 vezes mais peso, além de reduzir os níveis de açúcar e gordura no sangue
  • Fazer o exercício ao ar livre, aumentando os níveis de energia e permitindo queimar mais calorias
  • Controlar a respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca a um ritmo natural, evitando privar o corpo de oxigênio
  • Aumentar a intensidade da caminhada, iniciando com 10 minutos leves e depois apressar o passo, voltando a diminuir o ritmo nos últimos 10 minutos
  • Para evitar lesões, é recomendado fazer alongamentos antes e depois de caminhar porque isto aumenta a flexibilidade, diminui o risco de cãibras e diminui a concentração de ácido lático nos músculos após o exercício, que é o que geralmente causa dor.

Para reduzir ainda mais o peso, é importante fazer uma alimentação rica em fibras, frutas, legumes, alimentos integrais e sementes como chia e linhaça. Durante a caminhada, deve-se beber água para manter-se hidratado e após a atividade física, deve-se fazer uma pequena refeição contendo carboidratos e proteínas, como iogurte desnatado com 5 bolachas maizena ou suco natural de fruta com pão integral e queijo.

Também é importante reduzir o consumo de gorduras e açúcares, além de produtos industrializados ricos em calorias, como salgadinhos de pacote, refrigerantes, comida pronta congelada e carnes processadas como linguiça, salsicha e bacon.

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Outros benefícios da caminhada

Melhora a circulação

Caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo.

Deixa os pulmões mais eficientes

Os pulmões também são beneficiados quando caminhamos. As trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais intensas quando caminhamos com frequência. Ajuda também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite.

Combate a osteoporose

O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

Afasta a depressão

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo.

Aumenta a sensação de bem-estar

Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima. Ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades sejam praticadas por apenas alguns minutos diários.

Deixa o cérebro mais saudável

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumenta a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos.

Diminui a sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono da noite.

Controla a vontade de comer

Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida.

Protege contra derrames e infartos

Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam. A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom. A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

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A caminhada é indicada para indivíduos de todas as idades e condições físicas, desde que respeitem suas limitações. Consulte seu médico e peça uma avaliação para avaliar seu condicionamento físico. A caminhada, entre outros exercícios, levará a uma redução e peso e uma melhora em todo o seu organismo.

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