BENEFÍCIOS DA AVEIA PARA A SAÚDE

BENEFÍCIOS DA AVEIA PARA A SAÚDE

UM ALIADO SAUDÁVEL E DELICIOSO

São inúmeros oe benefícios da aveia para a saúde, pois ela é considerada um alimento funcional. Entre seus diversos benefícios à saúde, é fonte de fibras, principalmente as betaglucanas. Depois de fermentar no intestino grosso é responsável pela a criação de moléculas que atuam no combate a micro-organismos nocivos. Também reduz o colesterol, inibindo a produção dessa gordura e proporcionando a diminuição da absorção desta pelo organismo, o que lhe rendeu o título de amiga das artérias, dentre outros benefícios.

PROMOVE A BOA DIGESTÃO

Por ter uma digestão mais lenta, promove a sensação de saciedade por mais tempo e ainda auxilia na formação da massa fecal, levando ao bom funcionamento do intestino e até mesmo prevenindo câncer de cólon. A aveia é muito boa no controle glicêmico, auxiliando a prevenir e controlar diabetes, reduzir níveis de colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares. Seus níveis de vitaminas do complexo B, magnésio e silício ajudam ainda no fornecimento de energia, prevenção de depressão e traz benefícios estéticos, especialmente para pele e cabelos. Bastam 3 colheres por dia, ou meia xícara de chá, para controlar o colesterol e manter as taxas de açúcar no sangue sob medida. Ainda fortalece as defesas e afugenta os tumores.

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MUITAS FORMAS DE UTILIZAÇÃO

A aveia é bastante versátil, podendo ser misturada às saladas de frutas ou folhas, no preparo de massas para pães e biscoitos, nos mingaus, sucos e outros. Rica em fibras, a aveia é colabora muito na manutenção dos níveis de açúcar no sangue sob controle. O cereal ajuda a evitar a sobrecarga de glicose e de insulina, o hormônio que leva os compostos açucarados para dentro das células. As fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, o que, por sua vez, regulariza a liberação de insulina.

AUXILIA NO SISTEMA IMUNOLÓGICO

Mas os benefícios da aveia vão além de frear a obesidade e a Diabete. As poderosas Betaglucanas contidas nela proporcionam um extraordinário papel em nosso sistema imune. Pesquisadores constataram que esse tipo de fibra intensifica a ação das forças imunológicas, diminuindo a chance de sucesso das infecções. Elas ainda modulam as células de defesa que estão envolvidas nos processos inflamatórios. Isso quer dizer que esse nutriente ajuda a impedir inflamações recorrentes – cenário ideal para o desenvolvimento de diversas doenças. No cereal também encontramos vitaminas e minerais antioxidantes, ou seja, capazes de eliminar os radicais livres que danificam nossas células.

BENEFÍCIOS DA AVEIA PARA A SAÚDE

GRUPO SAUDE

A aveia se apresenta de diversas formas, cuja diferença básica está no processamento.

Flocos:

  • Trata-se do grão prensado integralmente – um processo que conserva seus principais nutrientes e tem nível intermediário de fibras. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes. A versão de flocos finos – quando eles são submetidos à moagem – é tradicionalmente usada no preparo de sopas, mingaus e tortas.

Farelo:

  • Esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, conta com a maior concentração de fibras Betaglucanas – são 9 gramas para cada 100 do farelo. Pode ser salpicado sobre um prato já pronto, sucos, ou ser misturado à massa de pães, bolos, biscoitos e outros.

Farinha:

  • Costuma ser obtida da parte interna do grão e, assim, perde na porção de fibras para o farelo e o floco e tem um índice glicêmico maior. É empregada principalmente nas receitas de pães, panquecas e bolos, e devido aos seus nutrientes, torna-se uma alternativa mais saudável à farinha de trigo, apesar do alto teor de Glúten de ambos.

Conheça os ingredientes que tornam esse cereal tão nutritivo.

Fibras:

  • A aveia contém duas versões da substância: as insolúveis, que dão consistência ao bolo fecal, e as solúveis, ricas em Betaglucana, que, ao serem fermentadas no intestino, protegem o mesmo e diminuem o colesterol.

Vitaminas:

  • Ela é reduto de vitaminas do complexo B – Niacina (Vitamina B3), Tiamina (Vitamina B1) -, fundamentais para manter a saúde mental e a energia do corpo. Além disso, tem vitamina E, cuja ação antioxidante previne estrago às células causados pelos radicais livres.

Minerais:

  • Ali vamos encontrar o Zinco, que também acaba com as colônias de radicais livres. Ainda temos silício, um mineral importante na produção de colágeno, aquela substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele, e que mulheres e homens com mais de trinta anos começam a perder. Ele também fortalece unhas e cabelo.

Proteínas:

  • É um dos grãos com maior valor proteico, disponibilizando nutrientes essenciais a diversos tecidos e funções do corpo. Nesse ponto, deixa concorrentes como o trigo a anos luz de distância.

Outros elementos:

  • Selênio, Ferro, Magnésio, Fósforo e Cobre.

BENEFÍCIOS DA AVEIA PARA A SAÚDE

Os benefícios da aveia parecem não ter fim. Ela ainda é uma forte aliada na prevenção de tumores. Esse potencial vem justamente das heroicas fibras, que atuam na linha de frente na defesa do intestino. Elas são importantes para eliminar compostos cancerígenos formados pelo nosso próprio organismo durante o processo de digestão das gorduras. Por se ligarem a essas substâncias, conseguem anular seus efeitos.

Mas atenção: A Aveia é rica em glúten, então, alérgicos ou intolerantes a esse tipo de agregado nutricional, deverão evitar o consumo do grão.

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