ABÓBORA E SEMENTES: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES

ABÓBORA

BENEFÍCIOS DA ABÓBORA E SUAS SEMENTES

A abóbora é uma herbácea, de cor laranja marcante e tem vários nutrientes benéficos à saúde, além de ser um dos melhores remédios para quem sofre com anemia e hidropisia. Pessoas com problemas cardíacos também são beneficiadas com a abóbora, que tem baixa taxa de gordura e sódio em sua composição. Suas sementes também são bastante benéficas, principalmente, para quem sofre com prisão de ventre, pois são muito ricas em fibras.

Conheça

A abóbora moranga, conhecida também como jerimum, é rica em vitaminas e devido à sua pigmentação, possui uma substância funcional que é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres), que colabora na prevenção de doenças cardiovasculares, além de outros benefícios. Rica em nutrientes necessários para a boa manutenção da saúde, a abóbora tem como ingredientes, as vitaminas A, B e C, e os minerais ferro, cálcio, silicatos, fósforo, magnésio e cloro. A abobrinha e a abóbora são consideradas calmantes, diuréticas, refrescantes, emolientes, depurativas e fortificantes. Elas combatem doenças renais, hepáticas, intestinais, estomacais, pulmonares, vesiculares, cardíacas, sanguíneas e até enfermidades no baço e na bexiga. Casos de reumatismo, furúnculo, hemorroida, tumor, icterícia, gota, febre interna, úlcera e erupções na pele podem ser tratados com as propriedades contidas nesse alimento.

Consumo

Todas as pessoas podem consumir a abóbora, independentemente da idade. Seu suco é um ótimo remédio para problemas renais, incluindo pedra nos rins. Para os cabelos, recupera os fios ressecados e ajuda a proteger contra os raios UV. Pessoas que sofrem com prisão de ventre devem comer a abóbora, afinal, suas propriedades atuam como um laxante natural suave que não irrita o intestino. Você pode consumir a abóbora crua, cozida, assada ou refogada, mas dê preferência por cozinhá-la no vapor, pois preserva mais os nutrientes.

Sementes: menopausa e envelhecimento

Quase sempre jogadas fora, as sementes da abóbora são bastante nutritivas. São ricas em fitoestrógeno, outra substância funcional que pode auxiliar na redução dos sintomas da menopausa e TPM, além dos níveis de colesterol. O óleo feito dessa semente possui efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular devido à concentração de vitamina E. São boas fontes de zinco e gorduras insaturadas. A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre.

GRUPO SAUDE

Também é um ótimo calmante natural, devido às altas doses de triptofano (substância que atua como neurotransmissor sobre o humor da pessoa).

Consumo

Essas sementes podem ser consumidas como petisco e também em receitas de pães, bolos ou em forma de farinha. As sementes torradas têm um sabor suave e doce – similar ao das nozes – com uma textura mastigável, algumas aparecem recobertas por uma capa de cor amarela e branca. Mas, sobretudo são uma das mais nutritivas que existem.

A farinha feita com as sementes da abóbora é uma excelente protetora do intestino, pois ajuda a eliminar as substâncias tóxicas e nocivas que ficam alojadas nas paredes intestinais. Essa farinha pode ser adicionada à dieta em receitas diversas, em frutas ou sucos.

Benefícios da semente da abóbora para nossa saúde:

As sementes de abóbora contêm generosas quantidades de vitaminas A, K, assim com ácido fólico e vitamina B3. Também contém ácido linoleico, ácidos graxos ômega 6 e ômega 3.

Dentre as vantagens que oferece ao organismo encontramos:

  • Recomendável para pessoas com osteoporose, devido ao teor de zinco que ajuda a retrasar a deterioração da densidade mineral óssea.
  • Beneficiam pessoas com artrite, reduzindo as inflamações.
  • Favorecem à próstata e ajudam a quem tem dificuldade em urinar devido à próstata dilatada.
  • Podem diminuir os riscos de apresentar cálculos renais.
  • Colaboram nos tratamentos da nefrite e outras condições associadas ao sistema urinário. Isso devido ao seu teor em cucurbitina, um aminoácido essencial que, segundo alguns estudos, também melhoram o funcionamento da bexiga.
  • Ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim, graças a seu teor de fitoesterois.
  • Podem ajudar na prevenção contra certos tipos de câncer.
  • Funcionam como um potente antidepressivo, já que contém triptofano, que nada mais é que um antidepressivo natural.
  • Favorecem na produção dos hormônios do “sono” (serotonina) ajudando com problemas de sono e ansiedade.
  • Utilizam-se para combater parasitas intestinais.
  • São úteis no tratamento da síndrome do intestino irritável.

Sobre o óleo verde dessas sementes podemos dizer, entre outras coisas, que:

  • É emoliente, calmante e laxante.
  • É considerado excelente para os pulmões e membranas mucosas.

Existem várias receitas que têm a abóbora como ingrediente. Busque uma delas e prepare dando o seu toque pessoal. Além do sabor, irá sentir os benefícios para a sua saúde e de sua família.

MEDICAMENTO SEMPRE NA HORA CERTA!

PORTA COMPRIMIDOS SEMANAL PILBPOX

PORTA COMPRIMIDOS SEMANAL PILBPOX

compartilhar fbWHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!