10 temperos saudáveis para incluir no cardápio

Para os viciados em sal, que tal optar por outros tipos de tempero?

10 temperos saudáveis para incluir no cardápio

Inchaço, retenção de líquido no corpo, aumento da pressão arterial e até câncer de estômago. Esses são só alguns dos problemas que o sódio em demasia pode trazer para a saúde.

Então não há nada mais justo do que tentar substituir o sal no seu dia a dia, não é mesmo? Você pode fazer isso utilizando temperos naturais. Acredite, eles podem dar muito sabor para suas receitas!

Obviamente não é necessário abolir o sal da sua vida, mas como tudo em excesso é prejudicial a saúde, é sempre bom ter outras cartas na manga.

Vamos lá, aqui vão alguns temperos para alegrar suas receitas!

1.Alho

Pode ser espremido, pode ser picado, em flocos, ou até inteiro no forno. O alho não é só um tempero clássico na culinária brasileira, mas muito rico em vitamina C e selênio, que são responsáveis pela prevenção de vários tipos de câncer.

2.Cebola

Super tradicional e deliciosa! A cebola é perfeita para refogar a comida sem precisar de uma grande quantidade de sal. Alguns de seus benefícios incluem a prevenção de doenças cardiovasculares, e a inibição de fungos e bactérias no corpo.

3.Gengibre

O gengibre está na moda. Muito utilizado em chás e sucos verdes, ele é um grande combatente de náuseas, dores de cabeça, azia e enjoo. Pelo seu sabor ser levemente picante, ele pode ser usado em receitas de sopas, caldos e massas. Experimente!

4.Folhas de Louro

GRUPO SAUDE

Extremamente aromático e saboroso. Em alguns casos, até dispensa o sal. Ainda por cima, possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que ajudam a prevenir doenças no coração e contribuem para uma melhor digestão dos alimentos. Teste no feijão, ou no molho de tomate!

5.Tomilho

Possui propriedades muito parecidas com as Folhas de Louro, é um ótimo tempero natural com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Ideal para temperar legumes e carnes.

6.Páprica

De sabor forte e aroma marcante, a páprica é uma ótima aliviadora de inchaços e dor. Também é uma fonte riquíssima de antioxidantes. Quando usada, podemos dispensar o sal.

7.Cúrcuma

A cúrcuma, mais conhecida como Açafrão, se parece um pouco com o gengibre, porém com uma coloração intensa e amarelada. É uma grande aliada no combate a depressão, espinhas e doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

8.Cominho

Riquíssimo em ferro, vitamina b1 e vitamina b2, o cominho estimula a memória e faz muito bem para pele. Suas sementes podem ser usadas em pães ou moídas em praticamente qualquer prato salgado. É de dar água na boca!

9.Noz-moscada

Super tradicional e muito usada em doces com especiarias como cravo e canela. A noz-moscada é cheia de minerais como cálcio, potássio, ferro e manganês. Muito útil no combate a náuseas e cólicas

10. Curry

Muito usado da cozinha indiana e thai, o curry é feito a partir de uma mistura de mais de 80 outras especiarias, incluindo a cúrcuma, cominho e gengibre. Assim você não está só degustando um tempero delicioso, mas ingerindo todos os benefícios desses outros temperos naturais citados!