ATIVIDADES PARA O IDOSO – 10 DICAS

ATIVIDADES PARA O IDOSO

Dez atividades para o idoso praticar

Exercícios físicos como os aeróbicos, de alto ou baixo impacto, no solo ou na água, ajudam a melhorar força, resistência, equilíbrio e flexibilidade. Deixe o sedentarismo para trás.

Não importa a idade, se aos 50 ou aos 80 anos, além de prazeroso, praticar exercícios eleva a qualidade de vida e traz benefícios para o corpo e a mente. Estar fisicamente ativo ajuda a prevenir ou eliminar problemas de saúde.

curta-nossa-pagina-no-facebook

Um estilo de vida sedentário pode fazer com que aconteçam perdas em quatro áreas importantes para a saúde e independência motora: força, resistência, equilíbrio e flexibilidade. Melhorar a força e a resistência torna mais fácil subir escadas e carregar coisas. A melhoria no equilíbrio ajuda a prevenir quedas e a ficar mais flexível pode evitar lesões e acelerar a recuperação delas. Veja as atividades indicadas:

Hidroginástica

ATIVIDADES PARA O IDOSO

É considerada a forma de exercício ideal para as pessoas idosas, principalmente aquelas com problemas ósseos, como osteoporose e artrose, além de ser eficaz para fortalecer a musculatura e reduzir a perda de massa óssea. A água reduz os efeitos da gravidade sobre as estruturas ósseas e articulares, diminuindo os desgastes e o impacto.

GRUPO SAUDE

Dança

ATIVIDADES PARA O IDOSO

Por ser uma atividade aeróbia, muitas vezes é uma recomendação médica com intuito de amenizar sintomas de algumas patologias como: hipertensão, obesidade, osteoporose, depressão e exercícios para memória. A dança, principalmente a de salão, é uma atividade que estimula a sociabilidade, promovendo o bem-estar emocional.

Natação

ATIVIDADES PARA O IDOSO

Interfere na frequência cardíaca e no consumo de oxigênio. Entre os benefícios, os mais observados são o aumento da disposição no dia-a-dia, a possibilidade de executar atividades da vida diária que antes não conseguiam, aumento da mobilidade, melhora na musculatura do abdômen e do assoalho pélvico, o que diminui os casos de incontinência urinária, em especial nas mulheres. Podem existir restrições para pessoas com certas patologias, como pressão alta.

Caminhada

ATIVIDADES PARA O IDOSO

Acelera o metabolismo e queima calorias, melhora o sistema circulatório, deixa o pulmão mais eficiente, combate a osteoporose, aumenta a sensação de bem-estar, deixa o cérebro mais saudável, diminui a sonolência, controla a vontade de comer e protege o organismo contra derrames e infartos. Por ser um exercício aeróbico, utiliza oxigênio na geração de energia para os músculos, resultado de uma atividade física rítmica. Isso fortalece os músculos que trabalham na respiração e também a musculatura envolvida no exercício realizado.

Ciclismo

ATIVIDADES PARA O IDOSO

Contribui com o aumento da estabilidade postural, da cognição e da coordenação motora, reduz a incapacidade funcional, promove a melhoria da autoimagem, melhora do sono, aumento do bem-estar psicológico e incentivo para promover outras mudanças no estilo de vida.

Corrida

ATIVIDADES PARA O IDOSO

Atua no bem estar geral, preserva a independência, auxilia no controle das mudanças ocorridas pelo processo de envelhecimento, promove a completa autonomia nas atividades do cotidiano. Cuidados: por ser um exercício de alto impacto, as práticas de corrida devem ter certas precauções. Respeite a frequência cardíaca máxima, que ao longo dos anos tende a diminuir substancialmente, realize aquecimento e reforço muscular.

Pilates

ATIVIDADES PARA O IDOSO

Trabalha o corpo de forma global, realinha a musculatura, aumenta o controle neuromuscular, o rendimento, a coordenação motora e a mobilidade. Melhora o equilíbrio, tônus muscular e trabalha a correção postural. Excelente para auxiliar na incontinência urinária, principalmente para as mulheres, porque trabalha a região pélvica. Apenas portadores de Alzheimer e hipertensão têm restrições para praticar.

Musculação

ATIVIDADES PARA O IDOSO

Aumenta a autonomia funcional da pessoa idosa e permite retomar algumas atividades que já tinham sido abandonadas. Em muitos casos, complementa ou substitui a ação de medicamentos, fortalece os músculos e diminui a pressão sobre as articulações, ajudando na prevenção da hipertensão, diabetes, obesidade. Melhora a autoestima por reinserir a pessoa em novas atividades.

Exercícios de equilíbrio e coordenação

ATIVIDADES PARA O IDOSO

Para manter a facilidade de locomoção, o equilíbrio e a coordenação motora, as atividades combinadas são as mais recomendadas. Sessões com exercícios de caminhada com obstáculos, andar na ponta dos dedos e calcanhares, caminhar para frente, para trás e para os lados são ideais.

Alongamento

ATIVIDADES PARA O IDOSO

É de suma importância para prevenção de lesões e para o ganho de amplitudes dos idosos. Priorize durante o programa de exercícios. Antes, no aquecimento, e depois, no relaxamento. O alongamento praticado regularmente traz muitos benefícios e bem-estar.

Fontes: Professora Rosecler Vendruscolo, mestre em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR). José Henrique Motta, educador físico e coordenador de musculação da Academia Corpus.

MEDICAMENTO SEMPRE NA HORA CERTA!

PORTA COMPRIMIDOS SEMANAL PILBPOX

PORTA COMPRIMIDOS SEMANAL PILBPOX

compartilhar fbWHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!