ALIMENTO TERMOGÊNICO PARA PERDER PESO

ALIMENTO TERMOGÊNICO PARA PERDER PESO

O QUE SÃO ALIMENTOS TERMOGÊNICOS?

Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia, inclusive o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer quando o que está em questão são os alimentos termogênicos. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.

COMO FUNCIONA?

O metabolismo é a quantidade de energia (calorias) que o seu corpo queima para se manter ativo. A velocidade que o seu corpo queima calorias é chamada de taxa metabólica. A taxa metabólica de cada um é determinada em grande parte por características genéticas. Algumas pessoas tem um metabolismo lento, e com isso tem dificuldade de emagrecer e de se manterem magras. Um metabolismo lento na verdade leva ao acúmulo de gordura. Outras tem um metabolismo médio e algumas poucas privilegiadas tem um metabolismo rápido. Mas em qualquer caso é possível aumentar a sua taxa metabólica.

TRANSFORMANDO CALORIAS EM ENERGIA

Existem diversos mecanismos pelos quais os termogênicos podem auxiliar na perda de peso. Alguns deles atuam no Sistema Nervoso Central, estimulando o estado de alerta e concentração. Diminui a fadiga muscular e aumenta a disposição para os exercícios físicos. Outros atuam diretamente nos adipócitos, as células que armazenam gordura, potencializando a quebra das gorduras durante o exercício. Ação termogênica significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação.

ALIMENTO TERMOGÊNICO PARA PERDER PESO

Termogênese

As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade.

Para tais alimentos atribui-se até 20% do gasto calórico total, porém, só se consegue perceber a melhoria adquirida pela ingestão desses alimentos quando são frequentemente consumidos. Com uma reeducação alimentar, seguida de uma dieta, com em média 1200 calorias para as mulheres e 1400 calorias para os homens, além de qualquer atividade física praticada cinco vezes por semana com duração de no mínimo 30 minutos, é possível mandar embora até 5 kg em um mês.

GRUPO SAUDE

ALIMENTO TERMOGÊNICO PARA PERDER PESO

Para perder peso, o ideal é praticar exercícios físicos e alimentar-se melhor, pois a ingestão exagerada dos alimentos termogênicos, pode não ser tão gratificante como esperado, pois devem ser consumidos com o acompanhamento de nutricionistas que determinarão, segundo as características de cada indivíduo, a quantidade correta para serem ingeridos.

Além disso, os termogênicos possuem algumas restrições. Quem tem hipertireoidismo não deve ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular. Crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.

Veja uma lista de alimentos considerados termogênicos:

Gengibre: 

Pesquisas apontam que seu consumo regular pode acelerar o metabolismo em até 20%. O gengibre também melhora a digestão e o enjoo das grávidas. É versátil e pode ser usado cru, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com qualquer fruta. Usar até uma colher de sopa ao dia.

Canela: 

Clém da ação estimulante, age como facilitadora da digestão e combate a flatulência. Também auxilia o tratamento de problemas de pele. Pode ser consumida em pó ou em forma de chá, no caso da canela em pau. Até uma colher de sopa ao dia.

Curry:

É uma mistura de temperos (pimentas, gengibre, canela, cominho, cravo, cúrcuma, etc.) muito utilizada na Índia, que dá um sabor e aparência excelente ao arroz, risoto, massas em geral, na proteína texturizada de soja, no tofu e farofa. Vale ressaltar, seu poder antioxidante valioso, que se deve a especiaria “cúrcuma”, que protege contra doenças como câncer e outras degenerativas, e ainda fortalece a imunidade. Usar como tempero: uma colher de chá ao dia.

Café: 

Contém cafeína, estimulante e termogênico natural, que auxilia a se manter em estado de alerta. Mas nada de exagerar na dose, ou você pode sofrer com problemas do estômago, insônia e ansiedade. O ideal é consumir até três xícaras por dia, e longe da hora de ir dormir. Evitar em casos de hipertensão.

Cacau: 

Possui propriedades estimulantes e antioxidantes devido ao seu teor de cafeína e polifenóis. A combinação dessas substâncias faz bem ao coração, à circulação sanguínea, e contém atividade antialérgica, antiviral e anti-inflamatória. Usar de uma a duas colheres de sopa por dia, misturada à granola ou müsli, ou também, por cima da banana amassada ou maçã assada, ou ainda, acompanhada de bebidas, como leite de soja.

Pimenta vermelha: 

Uma das substâncias presentes no fruto, a capsaicina, tem ação termogênica comprovada e é considerada um dos melhores auxiliares no controle de peso. Também contribui para a retirada de gorduras das artérias, e é estimulante. No entanto, tome cuidado: o ingrediente é contraindicado para quem sofre de gastrite ou hemorroida. Usar diretamente na comida, ou em pastinhas ou como tempero. Evitar as sementes que são mais ardidas, para as pessoas mais sensíveis ao sabor forte.

Mate: 

O consumo de erva-mate ajuda na perda de peso, no aumento da taxa de HDL (bom colesterol) e na diminuição da taxa de glicemia. Até três xícaras dia.

Chá-verde: 

Graças à presença de substâncias como a cafeína e as catequinas, essa bebida obriga o organismo a buscar energia nas reservas de gordura. Ajuda ainda na desintoxicação, combate a retenção de líquidos e dos radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento. Deve ser evitada por hipertensos. Evitar ferver as folhas, e deixar em infusão por no mínimo 9 minutos, para melhor aproveitamento de seus princípios ativos, antes de beber. Para os que não suportam o sabor, experimente acrescentar um pau de canela ou casca de laranja, junto com a infusão das folhas. Beber de duas a quatro xícaras ao dia.

Linhaça: 

No quesito controle de peso, oferece dois grandes auxílios, acelera a queima calórica e regulariza o intestino. E ela também proporciona o aumento da defesa orgânica e reduz o ritmo de envelhecimento celular, prevenindo várias doenças. Consumir a linhaça levemente triturada, em até uma colher de sopa ao dia por cima da salada de fruta, ou junto das refeições ou batida na vitamina ou suco.

Semente de chia:

Riquíssima em fibras e ácidos graxos ômega 3. Ela tem a vantagem de não precisar ser triturada, e não apresenta gosto residual, o que facilita acrescentá-la nas refeições, sucos, saladas, com frutas, etc. Além de seu poder termogênico, ajuda a controlar o colesterol e triglicérides, e ainda, ajuda a equilibrar o açúcar no sangue (glicemia controlada). Também oferece saciedade e auxilia na imunidade. Usar de 1 a 4 colheres de sopa ao dia.

Óleo de coco extra virgem: 

Estimula o metabolismo, atua na redução do colesterol ruim e melhora a função intestinal. Esse tipo de gordura potencializa a absorção de nutrientes. Evite se sofrer de triglicerídeos elevados e tendência à diarreia. Uma boa opção é alternar ou misturar seu uso com o do azeite de oliva, pois seu sabor é mais suave. Pode ser usado na salada, junto do abacate ou da banana amassada, ou nas refeições diárias. Usar até duas colheres de chá ao dia.

ALIMENTO TERMOGÊNICO PARA PERDER PESO

Outros alimentos como a mostarda, água gelada, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), laranja, guaraná natural (deve ser evitado por cardíacos e hipertensos), kiwi, aspargos, pimentão, e mais alguns possuem o mesmo efeito térmico dos anteriores, que fazem com que a temperatura do organismo aumente, e consequentemente, levam o metabolismo a se acelerar para queimar energia e gordura.

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