ALIMENTAÇÃO DO IDOSO: 7 DICAS SAUDÁVEIS

 ALIMENTAÇÃO DO IDOSO

Dicas para a alimentação do idoso

Ter uma boa alimentação é importante em todas as fases da vida. Porém, na terceira idade, esse cuidado precisa ser ainda maior.

Isso acontece porque o corpo nesse período torna-se mais sensível e mais suscetível a doenças. Cuidar da alimentação é, portanto, cuidar da saúde. Para acertar no prato e garantir mais saúde, veja 7 dicas saudáveis de alimentação para idosos e saiba o que evitar à mesa.

 Saúde nos alimentos corretos

 Nutrientes mais importantes

ALIMENTAÇÃO DO IDOSO

Com o envelhecimento, o corpo passa a precisar ainda mais de certos nutrientes, especialmente devido à perda de resistência e enfraquecimento do corpo.

O cálcio, por exemplo, é um dos nutrientes mais necessários porque ele ajuda a combater e evitar a osteoporose, tão comum nessa fase. O magnésio, por sua vez, ajuda a favorecer a absorção de cálcio pelo organismo. A vitamina A ajuda a visão, enquanto a vitamina D evita problemas de mobilidade como o reumatismo. Já as vitaminas do complexo B ajudam a manter o cérebro saudável e a imunidade protegida. Enquanto a vitamina E age como antioxidante e combate a degradação das células. Não menos importante, o ômega 3 ajuda a proteger o sistema cardiovascular, enquanto as fibras garantem um trânsito intestinal saudável.

Foco da alimentação para idosos

ALIMENTAÇÃO DO IDOSO

GRUPO SAUDE

A dieta na terceira idade precisa ser rica em alimentos naturais, preferencialmente frescos e saudáveis. Apostar em legumes e verduras, como brócolis que é um dos alimentos que mais contém cálcio, é uma forma de ajudar a proteger a saúde.

Frutas cítricas são ricas em vitamina C

Ajudam o sistema imunológico, enquanto grãos como castanhas e nozes fornecem gorduras saturadas e benéficas para o organismo. Também vale a pena consumir alimentos como aveia, chia, proteínas magras como peixes de água funda, frutas de diferentes tipos e laticínios em geral. Por outro lado, é importante evitar alimentos ricos em gorduras maléficas, como os muito industrializados ou carnes vermelhas, já que representam risco agravado para o coração. Também é necessário diminuir o consumo de sódio e de açúcar por causa da hipertensão e da diabetes, respectivamente.

ALIMENTAÇÃO DO IDOSO

Dicas para uma alimentação mais saudável

No geral, algumas dicas podem ser adotadas para uma alimentação mais adequada para idosos e que forneça os nutrientes necessários:

  1. Invista em alimentos coloridos e diversificados para uma melhor mistura de nutrientes;
  2. Divida a dieta em 5 ou 6 refeições diárias e procure oferecê-las nos mesmos horários;
  3. Diminua a quantidade de sódio na comida e invista em temperos naturais;
  4. Dê preferência a frutas e evite doces;
  5. Sempre que possível, use alimentos orgânicos ou, no mínimo, frescos;
  6. Estimule a hidratação como um componente da alimentação;
  7. Garanta que o idoso tenha uma dieta personalizada e adequada às suas necessidades.

A alimentação para idosos precisa ser uma preocupação de modo a prolongar a expectativa de vida e garantir mais qualidade para o cotidiano. Com uma dieta balanceada e caprichada em nutrientes, o corpo e o cérebro funcionam melhor e a vida na terceira idade fica mais leve.

compartilhar fbWHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!