ALERGIA A MAQUIAGEM – DICAS E SOLUÇÕES

SENSIBILIDADE A COSMÉTICOS

Algumas pessoas tem muita sensibilidade a cosméticos, outras alergia a maquiagem. Para elas, o uso de certos produtos podem causar forte irritação ou até mesmo bolhas e ferimentos.

ALERGIA A MAQUIAGEM - BATOM

Os lábios são muito sensíveis

IRRITAÇÃO

Algumas pessoas não tem alergia a maquiagem propriamente dita, mas apenas hipersensibilidade e para elas a maquiagem causa irritação da pele. E uma irritação localizada, devida à sensibilidade da pele. A irritação é só no local e os sintomas são queimação, coceira e a sensação de picadas que aparecem logo após a aplicação do cosmético sobre a pele. Pode aparecer certo inchaço nos olhos e também no local onde o produto foi aplicado.

SOLUÇÃO

Faça a remoção completa do cosmético e limpe bem a pele. Compressas com água limpa ou chá de camomila ajudam a pele a acalmar. Algumas pessoas se sentem bem usando uma pomada com corticoide, mas essa solução deve ser indicada por seu médico ou dermatologista.

 

ALERGIA A MAQUIAGEM - LAPIS

O lápis pode causar irritação

ALERGIA A MAQUIAGEM

Muito mais grave e perigosa, a alergia a maquiagem pode surgir não só imediatamente como também no intervalo de 12 a 48 horas após o uso do cosmético. Quando os sintomas não são imediados, muitas pessoas não associam os sintomas ao uso do cosmético, agravando o problema.

GRUPO SAUDE

Os sintomas podem migrar para outras regiões do corpo. Pode haver inchaço da pele, coceira e escamação.

SOLUÇÃO

Primeiramente, o acompanhamento do médico é fundamental para a solução do problema.

É necessário fazer uma série de testes para saber a qual componente ou substâncias o paciente tem alergia. São aplicados pequenos adesivos na pele com pequenas quantidades de várias substâncias. após 48 horas é feita a análise, e pequenas alteações na pele indicação que existe alergia àquele produto.

ALERGIA A MAQUIAGEM - BLUSH

Maquiagem em local público pode ter riscos

CONTAMINAÇÃO

Algumas vezes, existe o perigo de contaminação dos produtos, quando a maquiagem é feita em locais públicos. Sempre que possível, procure ter seu próprio kit de maquiagem, evitando passar na pele produtos que já passaram na pele de outras pessoas. Isso ajuda evitar o surgimento de alergia a maquiagem.

ALERGIA A MAQUIAGEM - REMOÇÃO

Correta remoção da maquiagem

DICAS

  1. Guarde seus cosméticos em local adequado, longe de possíveis contaminações.
  2. Evite usar muita maquiagem diariamente, pois a irritação tende a ir aumentando com o tempo.
  3. Caso você já tenha apresentado episódios de irritação com cosméticos, opte por produtos que contenham menos agentes causadores de irritação. Eles são são conhecidos como hipoalergênicos.  Para conhecer alguns cosméticos desse tipo clique AQUI.
  4. Não confunda com anti-alérgicos, que são medicamentos para combater alergias. Os hipoalergênicos apenas contém menos substâcias irritantes e não são medicamentos.
  5. Mantenha sua pele sempre limpa, utilizando produtos adequados para a remoção da maquiagem. Atenção: muitas vezes é o removedor que pode estar causando alergia a maquiagem

Colocamos em nossa loja alguns cosméticos produzidos pela Allergic Center. Eles são indicados para quem tem pele sensível. Você pode clicar na foto abaixo para conhecê-los.

ALERGIA A MAQUIAGEM - LOJA

 

UAUCANCE

CLIQUE PARA COMPARTILHAR NO FCEBOOK