ALCACHOFRA PODEROSA E SAUDÁVEL

ALCACHOFRA REDUZ O COLESTEROL

Antes de mais nada, você sabia que a alcachofra é uma flor? E além de bonita,  ela faz muito bem à saúde. Confira!

EMAGRECIMENTO

O poder de emagrecimento da alcachofra se deve ao amargo das folhas que auxilia na digestão de alimentos gordurosos, redução do colesterol e regulação da glicemia, promovendo aumento da secreção biliar e gástrica. Assim, há prevenção dos cálculos biliares, alívio dos sintomas de má digestão, além da redução de náuseas, sensação de inchaço no abdômen e desconforto gástrico e abdominal.

CONSUMO

As folhas da alcachofra conferem à planta propriedades terapêuticas e devem ser colhidas antes da floração. Por ter colheita sazonal, pode-se optar por consumir não apenas em sua forma natural, mas também em forma de extrato, que pode ser encontrado em cápsulas, xaropes e comprimidos, disponíveis em farmácias. É usualmente utilizada em forma de infusões e chás, que devem ser consumidos antes de cada refeição principal para auxiliar na digestão dos alimentos e promover saciedade.

curta-nossa-pagina-no-facebook

Adicionalmente, ela possui alto teor de fibras alimentares que favorecem movimentos peristálticos. Consequente eliminação das fezes e a torna um redutor de riscos do desenvolvimento câncer de cólon e intestino. Assim, a planta é bastante procurada por seus efeitos emagrecedores combinados. Ela traz sensação de saciedade, aumento da eliminação de fezes e metabolização da gordura. Sua ação diurética deve-se à alta concentração de potássio que suas folhas possuem. Isso auxilia na eliminação do excesso de água e evitando infecções urinárias.

alcachofra 1

GRUPO SAUDE

ANTIOXIDANTE

A planta é uma ótima antioxidante. Reduz os níveis de açúcar do sangue, tem a provitamina A (precursora da vitamina A, responsável por combater os radicais livres, e favorecer a visão noturna) e coenzimas que estão relacionadas ao controle da Iipólise, a “quebra de gordura” do organismo.

Uma alcachofra média fornece 20% da vitamina C necessária para o dia. Com apenas 60 calorias é também uma boa fonte de potássio e magnésio, minerais importantes para um coração saudável.

História e curiosidades

A alcachofra é nativa do sul do Mediterrâneo, na porção norte da África. Curiosamente, a alcachofra possui várias enzimas, dentre elas, a cinarase, que é capaz de coalhar o leite, sendo utilizada em países meridionais para a produção de queijos. O nome alcachofra provém do árabe al-kharshúf, e o nome cynara vem do grego, que segundo uma lenda antiga seria uma jovem que rejeitou Zeus e por isso foi transformada nesta planta. A alcachofra já foi usada pelos antigos romanos para tratar a má digestão.

 —X-X-X—

compartilhar fb

CallReceitas

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!