ÁGUA ESSENCIAL PARA A SAÚDE. FIQUE POR DENTRO

ÁGUA: ESSENCIAL PARA A SAÚDE.

POR QUE Á ÁGUA É TÃO IMPORTANTE?

Sabemos da importância de beber água diariamente, mas mesmo assim este é um hábito difícil de criar em nosso dia-a-dia. Não devemos esperar sentir sede para beber água.

A sede é um sinal de alerta para a necessidade do corpo por água. Ela aparece quando a quantidade de líquidos no organismo já se encontra abaixo do nível desejado. Temos que ingerir água em pequenas quantidades durante todo o dia, para manter o corpo sempre hidratado e nossas células funcionando corretamente.

REGULADOR DO ORGANISMO

A água tem um papel regulador de muitas funções de nosso organismo e a quantidade que consumimos tem um papel fundamental desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório.

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REPOSIÇÃO DIÁRIA

O corpo não possui reservas ou condições para armazenamento de água. É essencial que a sua reposição seja diária. A grosso modo, essa quantidade representa aproximadamente oito copos por dia. Para ser um pouco mais preciso nesse cálculo, basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03.

Assim, uma pessoa com 80 quilos, por exemplo, deve tomar aproximadamente 2,4 litros de líquido por dia, mas a necessidade de água varia de pessoa para pessoa. Uma atleta de alto rendimento, por exemplo, pode perder um litro de água por hora, e por isso precisa de uma maior ingestão.

GRUPO SAUDE

ÁGUA LOGO CEDO

Beber um copo de água assim que acordar, pelo menos meia hora antes do café da manhã, ajuda a ativar os órgãos internos e o sistema circulatório. Além disso, a água já inicia o processo de desintoxicação e eliminação de toxinas e resíduos decorrentes das calorias queimadas durante o metabolismo noturno.

ÁGUA ANTES DAS REFEIÇÕES

O ideal é beber um copo de água pelo menos meia hora antes de iniciar a refeição, e não imediatamente antes de ingerir os alimentos. A água vai fazer com que nos sintamos mais satisfeitos, prevenindo exageros durante a refeição. Além disso, ela prepara o organismo para os alimentos e nutrientes que virão em seguida, ativando as papilas gustativas da língua e hidratando o estômago, para que a ingestão de alimentos ácidos não seja desconfortável.

DURANTE AS REFEIÇÕES, NÃO!

O pior momento para beber água, ou qualquer outra bebida, é junto com as refeições. Nesta situação, o líquido dilui as enzimas digestivas e ácidos estomacais, misturando-se aos sucos gástricos e dificultando a digestão dos alimentos. Pelo mesmo motivo, não devemos beber água logo após as refeições, o ideal é esperar entre meia e uma hora para fazê-lo.

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SENSAÇÃO DE FOME

Se sentir fome entre as refeições, antes de fazer um lanche, beba um copo de água. Muitas vezes, quando temos a sensação de fome, nosso organismo está na verdade desidratado e com sede, e precisa somente de um pouco de água.

Beber água é fundamental antes, durante e depois da prática de qualquer exercício físico. A hidratação é crucial para proporcionar energia, melhorar a circulação e repor os fluídos perdidos através do suor.

Se tiver muito calor, a água é ainda mais importante. Tente não beber muita água de uma só vez, mas sim fracionar a ingestão em pequenas porções ao longo de toda a atividade.

ÁGUA E A CONCENTRAÇÃO

Se estiver sentado no trabalho, cansado e com sono, apresenta dificuldade para se concentrar nas atividades a serem desempenhadas, levante e pegue um copo de água. Devido à sua habilidade de se mexer rapidamente pelo corpo, a água pode ativar o cérebro e aumentar a capacidade de concentração.

ÁGUA à NOITE

Por último, beba um copo de água à noite para repor fluídos que eventualmente serão perdidos. O ideal é não esperar para tomar água exatamente antes de deitar, para não ter que acordar durante a noite e ir ao banheiro, atrapalhando o período de descanso.

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ÁGUA ESSENCIAL PARA A SAÚDE

Dicas para beber mais água com mais regularidade:

  • Mantenha uma garrafa cheia sempre perto de você no trabalho, no carro e na bolsa, para ir tomando goles ao longo do dia até que isso se torne um hábito.
  • Aposte na água aromatizada com flores, frutas e ervas, que tem um sabor agradável e especial.
  • Estabeleça uma meta diária para a ingestão de água em cada horário do dia.
  • Se você se esquece de beber água, programe seu celular para tocar em cada horário estabelecido para tomar um copo.
  • Substitua o refrigerante e o suco artificial por água ou suco natural.
  • Baixe aplicativos em seu celular que vai lhe avisar sempre que estiver na hora de tomar água.

Além de todos os benefícios que mencionamos até aqui, veja também como a boa hidratação ajuda em vários aspectos:

Controle da pressão sanguínea

Um estudo realizado nos Estados Unidos, mostrou que a água sem nenhum aditivo pode ter um papel importante para regular a pressão sanguínea. A água tem grande influência no controle da pressão, já que a sua presença determina a densidade do sangue.

Prevenção de cãibras

As cãibras aparecem quando há um desequilíbrio hidroelétrico em nossos músculos, causando uma contração involuntária da musculatura. Beber água regularmente ajuda manter o equilíbrio hidroelétrico e o bom funcionamento das células musculares.

Proteção do coração

Pessoas que ingerem mais de 2 litros de água por dia, têm menos chances de sofrer ataques cardíacos ou outras doenças do coração do que aqueles que bebem menos do que isso. Com o sangue mais diluído, ele flui com mais facilidade pelos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de infartos e derrames.

Melhora do funcionamento do intestino

Quando o intestino não está funcionando muito bem, uma boa dica é comer mais fibras e ingerir mais água também. Aliás, ingerir muitas fibras e pouca água provoca o efeito contrário! A água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e a formação de gases.

Aumento da resistência física

Durante exercícios físicos, a perda de água pelo suor faz com que nosso desempenho piore. Além da hidratação, a água ajuda a controlar a temperatura do corpo, e assim melhora o rendimento em alguns esportes.

Regulação da temperatura corporal

Durante os exercícios físicos ou quando o clima está muito quente, a água do organismo é liberada pela transpiração para regular a temperatura e evitar que nosso organismo esquente demais ou sofra alterações térmicas bruscas.

Limpeza do organismo

Se não nos hidratamos corretamente, substâncias tóxicas e prejudiciais ficam retidas no organismo, abrindo o caminho para o aparecimento de algumas doenças. A água auxilia na prevenção e no tratamento de infecção urinária, pois o líquido estimula as idas ao banheiro, o que ajuda a “limpar” o trato urinário. Também auxilia na respiração, pois dilui o muco, o que facilita a expectoração de resíduos pulmonares.

Proteção contra pedra nos rins

Beber muita água é a principal maneira de se proteger da formação de um cálculo no rim. Quanto mais água bebermos, mais o nosso sangue circulará e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo. A ingestão continua de água faz com que nossos rins trabalhem constantemente devido ao maior volume de sangue. E isso acontece sem sobrecarregar os rins, mantendo sua função de “limpar” o sangue eficiente.

Transporte de nutrientes

A água também é fundamental para que ocorra um bom transporte de nutrientes em nosso organismo. Sem ela, o sangue fica mais denso e, consequentemente, menos capaz de transportar nutrientes como vitaminas e minerais para nossas células. A parte líquida do sangue, chamada de plasma, deve corresponder a 55% do sangue. Se essa proporção diminui pela falta de água, as células não recebem todos os nutrientes que deveriam.

Ajuda no emagrecimento

Por aumentar a atividade no sistema nervoso, e assim elevar o nível de energia gasto, o hábito de beber água constantemente também promove a perda de peso. Se ingerirmos bastante líquido durante o dia, conseguiremos manter o estômago relativamente preenchido. Isso significa maior saciedade e, por sua vez, menor comida ingerida.

Proteção dos olhos

Manter o organismo hidratado é essencial para que os olhos fiquem protegidos de lesões. Os olhos são órgãos muitos sensíveis a desidratação. Por isso, manter o organismo com níveis de água elevados, protege os olhos de ressecamento que podem levar a problemas oculares como inflamações e infecções.

Absorção de vitaminas

As vitaminas C e do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, só são absorvidas pelo organismo com a presença de água. Ao contrário das vitaminas lipossolúveis, que ficam armazenadas no tecido adiposo, as vitaminas hidrossolúveis precisam ser consumidas regularmente, assim como a água, já que são eliminadas pela urina.

Manutenção de uma pele jovem e saudável

Um dos primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dá na pele e nas mucosas. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço. Quando beliscamos a pele, ela logo deve voltar ao seu estado normal ao soltarmos. Se isso demora para acontecer, é sinal de que está desidratada e flácida. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele.

Agora que você já sabe da importância de beber água, que tal fazer uma pequena pausa para tomar um copo de água bem fresquinha?

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