ADESIVO CONTRA O ALZHEIMER PELO SUS

[sg_popup id=”12″ event=”onload”][/sg_popup]ln-direito-do-idoso


Adesivo para tratamento contra o Alzheimer pode ser adquirido gratuitamente na rede SUS

capa_adesivo

Diversas matérias já foram publicadas a fim de esclarecer essa doença que afeta milhões de brasileiros, sobretudo os idosos. O Alzheimer atinge em média 7% dos idosos, e o seu sintoma mais conhecido é a perda de memória. Se diagnosticada no início, é possível retardar seu avanço, controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Alguns medicamentos indicados no tratamento desta doença, como a rivastigmina, a donepezila e a galantamina já estavam disponíveis no SUS, mas em forma de cápsula e solução oral.

Lançado no Brasil em 2008, o adesivo de rivastigmina libera gradativamente o princípio ativo ao longo do dia.  A partir de agora, o medicamento será distribuído gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

curtirFB

GRUPO SAUDE

A rivastigmina é usada no tratamento de distúrbios de memória e demência em pacientes com doença de Alzheimer (DA). Países como Inglaterra, Escócia e Austrália já recomendam o uso dos adesivos de rivastigmina, cujos resultados do estudo clínico realizado com mais de 1000 voluntários demonstraram que a apresentação transdérmica é tão eficaz quanto à apresentação oral, e que os adesivos podem apresentar redução de efeitos adversos gastrointestinais. 

O adesivo ajuda a diminuir os efeitos colaterais da doença, como náuseas, vômitos e perda de apetite. Isso porque ele leva o princípio ativo direto à corrente sanguínea, sem passar pelo sistema digestivo.

A notícia que dá muitos motivos para os brasileiros com Alzheimer comemorar foi publicada no Diário Oficial da União do dia 22 de setembro:

PORTARIA Nº 31, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016: Torna pública a decisão de incorporar a rivastigmina adesivo transdérmico para o tratamento de demência para Doença de Alzheimer, conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

compartilhar fb