ACUPUNTURA AJUDA A PERDER PESO?

Antes de mais nada, é importante entender o que é a acupuntura. A Acupuntura é uma modalidade terapêutica milenar que utiliza agulhas, moxas e outros instrumentos para liberar substâncias químicas no organismo com efeito analgésico e/ou anti-inflamatório e assim, aliviar dor e outros sintomas decorrentes de determinadas doenças.

acupuntura pescoço

A acupuntura tem sido, ao longo dos anos, um recurso terapêutico eficaz no tratamento da dor, através da qual é possível tratar e curar de diversas doenças dos sistemas musculoesquelético, respiratório, neurológico e digestivo, além de auxiliar no tratamento da obesidade, da depressão e do estresse e também de algumas afecções dermatológicas.

As reações ao tratamento pela técnica de acupuntura ou as sensações físicas referidas pelos pacientes são muito variáveis. Há os que descrevem “sensação de flutuação de bem-estar, de calma, de sonolência, sensação de que algo está mexendo internamente e até a “vontade de chorar”. Outros relatam coceira em algumas regiões do corpo, alívio de “opressão no peito, aumento da motilidade intestinal e vontade de urinar”.

acupuntura-1              

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada. Já para os chineses tradicionais, existem cerca de 300 doenças tratáveis por acupuntura. Será que a obesidade é uma delas? A acupuntura por si só não faz perder peso, mas ajuda a dissolver o excesso de gordura. Perder peso é uma meta de longo prazo e para ter sucesso não depende apenas de algumas sessões de acupuntura, mas principalmente de sua motivação, sua vontade de seguir uma dieta saudável e a realização regular de atividades físicas.

A acupuntura é uma prática holística onde o bem-estar psicofísico de uma pessoa depende de seu balanço energético interno que, desequilibrado, pode levar a doenças ou desconfortos. Partindo deste pressuposto, a dificuldade para perder peso é definida como o resultado de um desequilíbrio entre intenções e descontrole por um lado, e a resposta metabólica real do outro. O excesso de peso vem de um desequilíbrio energético que afeta os órgãos internos responsáveis principalmente pela digestão e pela eliminação de toxinas, mas envolve também, outras partes do corpo. Depois de uma entrevista inicial para avaliar o estado geral do paciente, o acupunturista inicia o tratamento inserindo agulhas em vários pontos ligados aos órgãos de nossos corpo que necessitam ser estimulados:

GRUPO SAUDE

  • Orelha: para apaziguar a fome compulsiva.
  • Estômago: atua no controle da fome compulsiva e indigestão.
  • Rins: Favorece a eliminação de toxinas pela urina, controla a retenção de líquidos e acalma o stress e a ansiedade.
  • Ovários: monitorar o ganho de peso na menopausa.
  • Pulmões: eficaz especialmente para aqueles que excedem o consumo de doces e chocolate.
  • Tireoide: estimula o metabolismo e ajuda no controle do hipotireoidismo.

agopuntura-auricolare

Um número crescente de pessoas vem usando a acupuntura para combater a dor crônica nas costas, aliviar as dores de cabeça, aliviar os espasmos e dores musculares, reduzir a tensão no pescoço e problemas de osteoartrite e pressão alta.

Se a acupuntura faz perder peso, é difícil de dizer com certeza. O que é certo é que a acupuntura ajuda a perder peso a longo prazo se essa prática holística for apoiada por uma dieta equilibrada e exercícios consistentes. Seja qual for os benefícios que você deseja alcançar com a acupuntura, certifique-se de escolher um acupunturista qualificado e certificado e que utilize apenas agulhas esterilizadas e descartáveis.

compartilhar fb

[sg_popup id=”13″ event=”onload”][/sg_popup]

[sg_popup id=”18″ event=”onload”][/sg_popup]