AÇAFRÃO DA TERRA: TEMPERO OU REMÉDIO?

AÇAFRÃO DA TERRA: TEMPERO OU REMÉDIO?

PROPRIEDADES DO AÇAFRÃO DA TERRA

O açafrão da terra, também conhecido como cúrcuma, açafrão da índia e gengibre amarelo, é uma especiaria de cor dourada, da família do gengibre, conhecido por seu sabor e aroma distintos, que vem sendo utilizado há milhares de anos também graças ao seu potente poder fitoterápico.

AÇAFRÃO DA TERRA: FONTE DE CARBOIDRATOS

Muito comum nos pratos mais elaborados por conta de sua cor e sabor único, o açafrão possui cerca de 300 calorias por 100 gramas, sendo uma excelente fonte em carboidratos, boas gorduras, fibras alimentares e vários minerais, com destaque para o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e previne derrames, a vitamina C, aliada da imunidade, e vitamina B6, que é benéfica para o cérebro.

MAIS SURPRESAS

A raiz conta ainda com ferro, que previne anemias; manganês, essencial para o metabolismo do colesterol e para o crescimento; cálcio, que é aliado dos ossos e dentes e magnésio, importante para o metabolismo da glicose. Proteína, boa para os músculos, gordura e um elevado teor de fibra solúvel, que melhora o trânsito intestinal, também estão presentes no açafrão da terra. Ele é conhecido pelas suas propriedades medicinais, graças à curcumina, nome do pigmento presente nele e que tem ações antioxidante e anti-inflamatória.

benefícios do açafrão-da-terra

Ação anti-inflamatória

A curcumina é considerada o principal agente farmacológico do açafrão. Em numerosos estudos, os efeitos anti-inflamatórios da curcumina são comparáveis aos da hidrocortisona, diclofenaco e fenilbutazona (drogas anti-inflamatórias potentes). Ao contrário destes medicamentos, que estão associados a efeitos colaterais significativos, a curcumina não produz nenhuma toxicidade.

Protege os olhos

O açafrão é uma excelente fonte de carotenóides, que ajudam na proteção dos olhos. Ele mostrou ser útil contra doenças do envelhecimento, como a degeneração macular e catarata. Além disso, o açafrão também ajuda na proteção dos raios solares nocivos e na regulação do ácido graxo das membranas celulares, tornando os olhos mais fortes e com maior proteção.

Ação antioxidante

Os antioxidantes presentes na curcumina combatem radicais livres causadores de câncer, reduzindo ou prevenindo os danos que eles podem causar no nosso organismo. Além das propriedades anticancerígenas, o composto também é um poderoso anti-inflamatório com capacidade de inibir a inflamação das articulações.

GRUPO SAUDE

Aliado contra a artrite

Devido à ação antioxidante da curcumina, o açafrão da terra ajuda a aliviar a artrite. Isto porque nesta doença os radicais livres são responsáveis pela degeneração e inflamação das articulações. A combinação do efeito antioxidante e anti-inflamatório do açafrão reduz os sintomas da artrite, como a rigidez matinal, o edema (inchaço) e a dor.

Prevenção e combate ao câncer

A ação antioxidante da curcumina presente no açafrão da terra, protege as células de radicais livres que podem danificar o DNA celular, cuja alteração leva ao crescimento de células cancerígenas. Este polifenol também ajuda o organismo a destruir as células cancerosas desgarradas, evitando ad metástases. A curcumina ainda age inibindo a síntese de proteínas que atuam na formação do tumor e evita a angiogênese, que é a formação de novos vasos sanguíneos para alimentar o crescimento de células cancerígenas.

Auxilia o cérebro e memória

O açafrão ajuda a reparar o cérebro após uma lesão e também é usado para tratar doenças neuro-degenerativas, pois é capaz de impedir a formação de compostos destrutivos, presentes no cérebro em doenças como Parkinson e Alzheimer. O Crocin e crocetina são poderosos antioxidantes que ajudam a melhorar a memória. Os estresses celulares são reduzidos pelo consumo de açafrão, que também ajuda na retenção da memória.

Previne males do coração

A curcumina é capaz de evitar a oxidação do colesterol no organismo. O colesterol oxidado é o que danifica os vasos sanguíneos e se acumula em placas endurecidas que podem levar a um ataque cardíaco ou AVC. Esta ação impedindo a oxidação do colesterol pode ajudar a reduzir a progressão da aterosclerose e de outras doenças cardíacas.

Atua como antidepressivo

A eficácia da curcumina foi semelhante à do medicamento antidepressivo, sem apresentar no entanto, os efeitos colaterais associados ao fármaco e ainda com benefícios adicionais à saúde, graças ao aumento dos níveis de neurotransmissores como serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de bem-estar.

Faz bem para a pele

O açafrão da terra tem propriedades anti-bactericidas e é muito benéfico na redução da acne quando aplicado diretamente sobre a área afetada. Ele age como um esfoliante natural e ajuda na remoção de células mortas. Pode ser aplicado juntamente com leite para clarear a pele e remover pigmentos.

Ajuda a eliminar peso

A raiz ajuda na redução do percentual de gordura corporal quando usada o equivalente a uma colher de chá rasa por dia. É útil no tratamento e prevenção de doenças crônicas relacionadas à obesidade porque a curcumina interage em vários caminhos metabólicos capazes de reverter a resistência à insulina (pré-diabetes), hiperglicemia (açúcar alto no sangue), hiperlipidemia (colesterol elevado) e outros sintomas inflamatórios associados à obesidade.

Ajuda a eliminar a caspa

Muitos afirmam que a combinação de açafrão e óleo de oliva pode ajudar a combater a caspa. Com uma mistura do condimento e um óleo (de jojoba, de coco, de oliva), massageie o couro cabeludo e deixe a mistura agir por 15 minutos. Enxágue e lave o cabelo normalmente.

Alivia torções

Um tradicional tratamento quando se tem uma torção é fazer uma pasta usando uma parte de sal para duas de açafrão e um pouco de água para dar a consistência necessária. Aplique a pasta na área afetada e a envolva com um pedaço de pano e deixe agir de 20 minutos a 1 hora, uma vez ao dia.

Acalma o estômago

O açafrão, há muito tempo, tem sido usado para aliviar estômago irritado. O National Institute of Health (NIH), nos Estados Unidos, recomenda uma colher de café de açafrão, 4 vezes ao dia, para acalmar o estômago.

AÇAFRÃO DA TERRA: TEMPERO OU REMÉDIO?

Omelete com açafrão: preparo rápido e muito saudável.

Quando se trata da raiz inteira, a orientação é usar as rodelas no suco, ralar na salada ou na preparação de outros pratos. No caso do tempero em pó, utilize conforme seu paladar em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, tapiocas, e também em aves, carnes e cozidos, legumes, arroz, feijão, ervilha, etc. A versão em pó também pode ser utilizada em sucos.

ASSOCIAÇÃO COM A PIMENTA

É interessante combinar a cúrcuma com a pimenta do reino a fim de aumentar a absorção. A pimenta do reino é rica em um flavonoide chamado piperina, que aumenta a absorção de outros nutrientes. O curry é feito com cúrcuma e pimenta, e também pode ser incorporado no dia a dia.

Adquira o açafrão da terra em lojas de produto naturais e sempre verifique a validade – quanto mais fresco, mais rico em polifenóis. A cúrcuma é indicada para todas as pessoas, com restrição apenas nos casos raros de alergias a este tempero.

COMPARTILHAR FACEBOOK

COMPARTILHAR WHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!