ACADEMIAS PARA A TERCEIRA IDADE

ACADEMIAS PARA A TERCEIRA IDADE

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA MATURIDADE

Um dos aspectos envolvidos no conceito “qualidade de vida” é a capacidade de realizar confortavelmente os esforços da vida diária, trabalho e lazer.

Pessoas sedentárias apresentam perda progressiva da aptidão física. Com a idade mais avançada, até mesmo pequenos esforços como o caminhar podem tornar-se desconfortáveis ou impossíveis.

ACADEMIAS PARA A TERCEIRA IDADE

O envelhecimento também leva a processos de desgaste e enfraquecimento dos ossos, músculos e articulações, o que pode produzir dores.

ACADEMIAS PARA A TERCEIRA IDADE
Os melhores exercícios

Os mais indicados para fortalecer os ossos e os músculos são os exercícios resistidos,  são geralmente realizados com pesos graduáveis. Essa prática é hoje conhecida como musculação. Esses exercícios ajudam o organismo a estabilizar a coluna e as articulações, melhorando ou eliminando dores.

Luva para ciclismo e musculação

GRUPO SAUDE

Flexibilidade e força

A força, a resistência e a flexibilidade estimuladas pela musculação permitem voltar a realizar com conforto e segurança atividades comuns da vida diária. A intervenção isolada que mais evita quedas em idosos é a musculação. 

ACADEMIAS PARA A TERCEIRA IDADE

Os idosos fazem parte de um grupo bastante exigente que vai em busca de um atendimento especializado. As academias para a terceira idade oferecem orientações para fazer os movimentos certos. Resultado:melhora da mobilidade e ganho de força muscular. 

Como a população brasileira está envelhecendo e caminha para ser maioria, os serviços voltados para essa faixa etária têm bom potencial de expansão. Tem-se notado que a presença de maiores de 60 anos tem aumentado a cada ano nas academias brasileiras.

Academia na terceira idade

Academias para a terceira idade: exercícios com supervisão

A oferta de “musculação terapêutica”, ou “musculação supervisionada”, amplia o potencial dos serviços para os idosos. Essa é uma das atividades mais procuradas pela terceira idade, porque ajuda a prevenir problemas nos ossos. Além dela, pilates e alongamento ganharam mercado em relação à hidroginástica.

ACADEMIAS PARA A TERCEIRA IDADE

As academias para a terceira idade contratam professores especializados na orientação de idosos e precisam investir em equipamentos acessíveis a quem tem limitações físicas.

As evidências científicas atuais demonstram que a musculação também contribui para promover saúde cardiovascular, ajudando a tratar a obesidade, o diabetes e a hipertensão arterial. Os exercícios resistidos foram identificados como os mais eficientes para diminuir o estado inflamatório do organismo que leva à aterosclerose e ao câncer. 

compartilhar fbWHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!