A INFLUENCIA DA LUZ DO SOL EM NOSSAS EMOÇÕES

A INFLUENCIA DA LUZ DO SOL

Deixe o sol entrar e seja mais feliz

Nossas emoções são claramente afetadas pela luz do dia e pelo clima. A tendência é que, em dias de sol, as pessoas se sintam mais alegres, sorridentes e extrovertidas. O oposto em comparação à introspecção e sentimento de tristeza sentidos em épocas de frio com a ausência do sol. Esta mudança de humor acontece devido a uma alteração da química cerebral que pode acontecer com a mudança de luminosidade, afetando nossas emoções.

Efeitos benéficos

Isso acontece porque a exposição à luz do sol estimula a produção de serotonina, dopamina e melatonina, substâncias responsáveis pelo bom humor, regulação do ciclo do sono, energia e motivação. Não é à toa que nos países onde a incidência do sol é menor, o número de casos de pessoas com depressão é maior, enquanto que em países tropicais, o povo costuma ser mais bem-humorado, receptivo e com mais energia.

Transtorno afetivo sazonal

Algumas pessoas eventualmente desenvolvem, principalmente durante o inverno, o que chamamos de Transtorno Afetivo Sazonal. É um tipo de transtorno depressivo que pode ocorrer em determinadas épocas do ano nas quais há ausência de sol .

É diferente de uma depressão que pode ocorrer independente da época do ano.

Sintomas como isolamento, tristeza, negativismo e falta de ânimo são notados. Pessoas que desenvolvem este transtorno tendem a se recuperar quando expostas ao sol novamente. Às vezes, há a necessidade do uso de antidepressivos.

A INFLUENCIA DA LUZ DO SOL

GRUPO SAUDE

Vitamina D e saúde mental

A luz do sol também está relacionada com nossa saúde mental. Pesquisadores estudaram mais de mil idosos, checando os níveis de vitamina D no sangue e realizando testes neuropsicológicos. Aqueles que tinham níveis suficientes de vitamina D no sangue – sintetizada pela luz solar – tiveram um melhor desempenho nos testes cognitivos. Diferente daqueles que tinham níveis deficientes ou insuficientes da vitamina, apresentando maior capacidade de raciocínio e de percepção.

Estudou-se também  a relação entre a exposição à luz do sol e funções cognitivas como memória, concentração e orientação temporal.

As pessoas com depressão que não se expunham muito ao sol tinham uma probabilidade maior de desenvolver prejuízos cognitivos como déficit da memória. Isto acontece porque a luz solar afeta o fluxo de sangue no cérebro que está relacionado com as funções cognitivas.

A INFLUENCIA DA LUZ DO SOL

A influencia do sol em nossa casa

A casa onde moramos também precisa receber luz solar e ser bem ventilada. Quanto mais luz natural, melhor. Qualquer local pode ser adaptado para se beneficiar com a claridade natural. Nos projetos, é possível priorizar os grandes vãos de janelas e os espaços integrados, que conferem amplitude e luminosidade à residência.

Outra coisa fundamental é a circulação do ar dentro da residência. O ar precisa fluir de forma suave, arejando sem sobressaltos. A disposição dos móveis, objetos bem colocados, espelhos, luzes, cores, plantas, cristais e sinos de vento podem nos ajudar a criar essa circunstância. A tranquilidade ambiental provoca em nossa personalidade um ajuste que se traduz em paz interior. Para ambientes pequenos, quanto mais claros os móveis, paredes e pisos, maior será a sensação de boa iluminação.

Para as cortinas, tecidos leves e transparentes também ajudam a diminuir o impacto do sol forte, mas mantém o ambiente claro. Outro truque muito fácil de ser feito e que garante uma boa iluminação é um jogo de espelhos próximos a janelas e portas. Coloque espelhos em locais estratégicos para que um possa refletir a luz do outro. Além de dar a sensação de amplitude, as entradas de luzes se duplicam e multiplicam a claridade do ambiente.

Deixe o sol entrar em sua casa e sua vida. Sua saúde e seu humor irão melhorar consideravelmente.

compartilhar fbWHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!