COMO DEVE SER A CASA IDEAL?
Os idosos necessitam de cuidados especiais, inclusive no que diz respeito às adaptações e decoração da casa. Em alguns casos é necessário deixar o ambiente mais funcional. Os espaços devem montados de acordo com as limitações dos mais velhos.
O projeto de uma casa ideal para idosos reconhece as necessidades de conforto e facilidades nas tarefas do dia-a-dia. Os ambientes adaptados conservam estruturas reduzem as dificuldades de circulação de uma área para outra e reduz as chances de possíveis acidentes. Móveis, revestimento e objetos decorativos são pensados de acordo com o perfil da terceira idade.
Muitas casas de repouso já adotam uma decoração sob medida para transformar os espaços dos idosos. Nos projetos é possível notar a valorização dos moradores da terceira idade, principalmente aqueles que estão doentes ou possuem dificuldades para realizar atividades básicas.
A seguir algumas sugestões para se adaptar uma casa ao idoso, mas com a ajuda de um arquiteto especializado, cada detalhe será pensado e o projeto da casa, otimizado.
Piso
Os idosos costumam sofrer quedas que podem agravar um quadro de doença ou até mesmo danificar alguma estrutura do corpo, já que os ossos se encontram mais frágeis nessa faixa etária. A melhor forma de prevenir acidentes é instalando pisos antiderrapantes. Os pisos devem ser seguros e facilitar o deslocamento do idoso. Dependendo da forma como são usadas, pode-se aliar beleza e segurança.
Banheiro
É o a o ambiente mais propício para acidentes com idosos. Procure instalar barras de apoio no banheiro para facilitar o acesso, assim como a instalação de um vaso sanitário mais alto. Retire o máximo de itens de vidro ou cortantes. Quando o morador idoso possui Alzheimer, não é recomendado usar muitos espelhos na decoração para evitar alterações comportamentais. O banheiro deve estar situado de tal forma a não se necessitar de escadas para alcançá-lo. Dica: a qualidade dos acessórios para segurança fazem toda a diferença!
Acesso
Recomenda-se evitar escadas longas ou cheias de curvas. Caso seja necessário instalá-las para ligar dois pavimentos, procure adotar corrimãos. Mais espaço deixa o idoso mais à vontade, mas sem perder de vista os possíveis riscos.
Para facilitar o acesso a determinadas áreas da casa, instale suportes . Eles permitem o descanso e contribuam com a prevenção de acidentes.
Mobiliário
Para evitar quedas ou outros perigos envolvendo os ambientes residenciais, é necessário adotar móveis sem quina e fixos no chão. A medida ajuda a evitar ferimentos caso o idoso resolva buscar equilíbrio em algum móvel. Na casa ideal, tudo deve ser planejado em prol da acessibilidade e movimentação do idoso dentro do espaço.
Adaptações indicadas
Se possível substitua degraus por rampas, tornando o lar mais seguro. Construa janelas amplas e adote cortinas claras, assim fica mais fácil obter a entrada de luz natural durante o dia e facilita as atividades do idoso que necessitam da claridade. Armazene os objetos de uso em lugares sob medida, ou seja, nem muito alto e nem muito baixo.
Rampas
A rampa de acesso é uma solução excelente e definitiva quando aplicada a pequenos desníveis, mas é importante atender às especificações da norma NBR 9050. Quanto maior o desnível, menor a inclinação, que deve variar entre 5 e 10%. Na casa ideal, a inclinação de 5% equivale à relação 1/20, ou seja, a cada unidade na altura, 20 unidades no comprimento. A inclinação de 10% equivale à relação 1/10, ou seja, a cada unidade na altura, 10 unidades no comprimento.
Na hora de decorar uma casa ideal para idosos, é melhor evitar os apetrechos desnecessários que representam obstáculos, como vasos e esculturas. Evite qualquer acessório que possa resultar em quedas, como é o caso dos tapetes. Crie facilidade para o idoso abrir as portas adotando maçaneta do tipo alavanca ao invés de redondas. É recomendado ainda deixar os corredores iluminados e se preocupar com o contraste da porta com a parede para que a pessoa possa enxergar com mais nitidez.
Não abra mão da beleza e do conforto, mas associe-as a um ambiente seguro para evitar problemas com o idoso.
|
Meu colega,
Estou doente e preciso também me proteger porquê uso andador. Fiz todas as modificações que você indicou mas minha nova casa, mas tem uma coisa muito importante que todos precisam saber: o ângulo das rampas é muito importante. Não as fiz em casa pois precisam ser ângulos muito abertos. Quando as vejo em lojas e restaurantes tenho até arrepios e não as uso pois são tão inclinadas que dão medo de ir para trás. No mínimo devem ter mais de 45 graus. Obrigada pelas dicas,
Flavia