A BANANA E SEUS BENEFÍCIOS

Logo Medicina


A banana (Musa acuminata colla), é o superalimento dos trópicos. Suas propriedades nutricionais a tornam um alimento completo e o seu cultivo, adaptado ao clima úmido e quente, faz com que tenhamos o fruto disponível em todas as estações do ano. Já foram catalogadas mais de cinquenta espécies de bananas. No Brasil encontramos muitas variedades como a nanica, maçã, prata, ouro, da terra, plátanos entre outros. Todas servem para turbinar a saúde.

banana-2

PROPRIEDADES

Bananas são extremamente versáteis em receitas, até mesmo substituindo ingredientes como açúcar, óleos refinados, farinhas processadas, e muito mais, por isso ela serve para ser consumidas de inúmeras maneiras. Veremos a seguir os benefícios da banana, explorando para que serve exatamente, quais propriedades mais se destacam e muitas dicas.

Bananas são fontes de vitaminas e minerais essenciais, incluindo potássio, magnésio, fibras, e muito mais. Os benefícios da banana fazem dela um alimento ideal para atletas e aqueles que se exercitam regularmente, por causa da alta concentração de carboidratos que regulam os níveis de energia do organismo. Os carboidratos são uma fonte rápida de absorção de energia antes do treino e recompõem as energias vitais no pós-treino. A banana não contém colesterol.

Por conter uma quantidade relativamente elevada de açúcar e carboidratos, mas praticamente nenhuma proteína ou gorduras, a banana pode elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue, o que é ótimo para pessoas em geral, especialmente quando consumidas antes e depois de sessões de exercícios, mas deve ser consumida com cuidado por diabéticos.

GRUPO SAUDE

curta-nossa-pagina-no-facebook

10 BENEFÍCIOS DA BANANA

1 – Boa para o coração

Bananas servem para melhorar a saúde do coração porque são ricas em potássio, um mineral condutor de eletricidade, necessário para a estabilidade dos batimentos cardíacos.

2 – Melhora a saúde dos olhos

Bananas possuem vitamina A, que preservam as membranas que envolvem os olhos e compõem uma das proteínas auxiliam no processamento da luz pela córnea. A ingestão adequada de vitamina A também diminui o risco de cegueira noturna.

3 – Aumenta a energia do organismo após o treino

As bananas são um ótimo lanche e serve para ser consumida antes e também imediatamente após o treino. Elas fornecem carboidratos e nutrientes suficientes para dar energia antes dos exercícios e também contém açúcares capazes de chegar aos tecidos musculares desgastados e restaurar suas reservas de glicose, o que ajudar a reparar as fibras musculares danificadas.

4 – Auxilia na perda de peso

Elas são naturalmente doces e podem ajudar a reduzir o desejo de açúcar do organismo. Além disso, cerca de metade do teor de fibras da banana são solúveis, ou seja, quando chegam ao aparelho digestivo, elas absorvem água e retardam a digestão. A comida permanece mais tempo no estômago o fazendo sentir satisfeito por mais tempo.

banana-01

5 – Melhora a saúde digestiva

Cada banana contém cerca de três gramas de fibra, aproximadamente 10% do total em fibras que uma pessoa deve ingerir diariamente. As fibras ajudam a evitar constipação, flatulência, e outros sintomas digestivos indesejados.

6 – Melhora o humor

Bananas podem ajudar a superar a depressão devido aos altos níveis de triptofano, um aminoácido que, ao ser ingerido, o corpo converte em serotonina, um neurotransmissor do cérebro que regula o humor e promove a sensação de bem estar.

7 – Evita cãibras

Por ser uma grande fonte de potássio, as bananas são muito valorizados pelos atletas para a prevenção de cãibras musculares.

8 – Ajuda na prevenção do câncer nos rins

Por ser uma boa fonte de vitamina C, bananas podem ajudar a combater a formação de radicais livres que podem causar câncer. Os altos níveis de antioxidantes presentes nas bananas podem ser úteis na prevenção do câncer de rim em mulheres.

9 – Melhora a saúde do cérebro, pele e ossos

A banana pode beneficiar o seu cérebro, pele e ossos, porque contém manganês e vitamina C. Uma banana contém dezesseis por cento da quantidade de manganês que o organismo precisa diariamente, e cerca de quatorze por cento de vitamina C. A vitamina C ajuda na produção de colágeno, um importante componente estrutural que mantém a aparência e elasticidade da pele para mantê-la saudável. O manganês também contribui para a produção de colágeno, um importante componente estrutural que mantém a aparência e a elasticidade da pele.

10 – Alimento acessível, fácil de carregar e com poucas calorias

Uma banana média contém cerca de 100 calorias e é cheia de nutrientes e fibras por isso pode ser um ótimo lanche especialmente para quem pratica exercícios ou está de dieta para perder peso. A banana é facilmente transportável e não precisa ser refrigerada. Ela pode estar sempre na mesa de trabalho, na mochila da academia, ou mesmo no carro como uma opção para afastar a fome entre as refeições.

Fonte: www.mundoboaforma.com.br

—X-X-X—

compartilhar fb

CallReceitas