30 MINUTOS DE CAMINHADA

30 MINUTOS DE CAMINHADA

MEIA HORA PARA A SAÚDE

30 minutos de caminhada  por dia pode nos ajudar a prevenir doenças tanto físicas quanto mentais. Alem disso, a caminhada ajuda a perder peso, desde que seguidas algumas pequenas regras.

30 MINUTOS DE CAMINHADA

Recomenda-se que em uma semana você dedique 150 minutos do seu tempo a atividades física de forma moderada (30 minutos pela manhã, por exemplo). Com isso, várias doenças ou problemas podem ser evitados:

  • como a pressão arterial alta
  • embolia
  • depressão
  • alguns tipos de câncer
  • ataques cardíacos
  • obesidade
  • e também estará prolongando a sua vida.

COMO CAMINHAR?

  • O Alongamento e o o aquecimentos são pontos importantes, para evitar lesões e maximizar os resultados do exercício. Evite saltar, não alongue mais do que a capacidade do seu corpo, e execute movimentos lentos, e mantenha a respiração calma e constante;
  • Lembre-se de apontar os pés para a frente e que o calcanhar deve tocar o solo em primeiro lugar;
  • O queixo deve estar levantado com os olhos fixos no horizonte e os ombros devem estar ligeiramente para trás enquanto os braços de movem de forma natural e contínua;

30 MINUTOS DE CAMINHADA

Por incrível que pareça, caminhar por 30 minutos todas as manhãs, em um passo constante, apresenta os mesmos benefícios que correr. Este tipo de exercício ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes e cardiovasculares e mantém a saúde do coração, ajudando a reduzir os riscos de doenças cardíacas. Aliás, algumas atitudes podem assegurar uma melhor qualidade de vida e longevidade.

 

GRUPO SAUDE

CAMINHAR OU CORRER?

  • Em relação ao colesterol: caminhar reduziu em 7% e correr em 4.3%;
  • Em relação ao risco de contrair doenças cardíacas: caminhar reduziu as chances em 9.3% e correr reduziu em 4.5%;
  • Em relação à hipertensão: caminhar reduzir a possibilidade de contraí-la em 7.3% e correr em 4.2%;
  • Em relação às diabetes: caminhar reduziu o risco em 12.3% e correr reduziu em 12.1%.

Da cordo com o Dr. Gregg Fonarow da Academia Americana do Coração (American Heart Association),  “Estes resultados sugerem um benefício similar com gastos energéticos similares para cada exercício, independente da intensidade. No entanto, para aqueles que são capazes de participar de um exercício mais vigoroso, essa estratégia poderia ser mais eficiente na questão do tempo.”

Convém ainda destacar que a pesquisa apontou como  resultado que, se o objetivo for perder peso, correr é mais benéfico que caminhar.

CORAÇAO

FIQUE LIGADO!

Sua saúde e segurança estão em primeiro lugar, por isso, alguns detalhes são importantes para que sua caminhada seja prazeirosa e segura. Por isso, evite usar jóias pois além da segurança, afasta o interesse de ladrões ou amigos do alheio.

Ainda no item segurança, se possível caminhe sempre acompanhado e jamais saia sem alguma identificação.

Caso você caminhe em horários de pouca luz, convém sempre vestir roupas coloridas ou – no caso de caminhada noturna – um colete com faixas refletivas.

Um contador de passos pode ser um grande aliado para você controlar a quantidade de exercício praticado.

MEDICAMENTO SEMPRE NA HORA CERTA!

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