BENEFÍCIOS DA BERINJELA PARA A SAÚDE

BENEFÍCIOS DA BERINJELA

Conheça os 10 benefícios da beringela

Os nutrientes encontrados na berinjela não só servem para promover a saúde, mas também ajudam a prevenir várias doenças.

A melhor parte sobre a berinjela é que além de dar um sabor especial para muitas refeições, ela também é extremamente nutritiva e pode ajudar na dieta para uma vida mais saudável. As berinjelas são especialmente ricas em antioxidantes, especificamente a nasunina, que confere a cor roxa à sua pele, é um potente erradicador de radicais livres. Ela também foi identificada como um protetor dos lipídeos (gorduras) nas membranas das células do cérebro.

Propriedades e benefícios da berinjela

Além de ser fonte de vitaminas e minerais, a berinjela também contém importantes fitonutrientes que têm ação antioxidante no organismo. Os fitonutrientes da berinjela incluem compostos fenólicos e flavonoides, eles servem para remover ou inativar os radicais livres que oxidam as células. Pesquisas mostram que a nasunina, um fitonutriente encontrado na pele de berinjela também é um captador de radicais livres e age como um potente antioxidante que demonstrou proteger a integridade das membranas celulares.Veja os diversos benefícios da berinjela para a saúde e boa forma.

1- É um poderoso antioxidante

Ricas de compostos fenólicos que funcionam como antioxidantes. Também, o ácido clorogênico presente na berinjela é um potente eliminador de radicais livres com propriedades anticancerígenas, antimicrobianas, anti LDL (colesterol ruim) e antivirais.

2- Melhora a saúde do cérebro

Possui antioxidantes que ajudam a proteger as membranas celulares. As antocianinas (substâncias que dão pigmento à berinjela), inibem a neuroinflamação e facilitam o fluxo de sangue para o cérebro. Elas servem para ajudar a evitar transtornos mentais relacionadas com a idade e também para melhorar a memória.

3- Age na saúde cardiovascular

A berinjela possui muitos nutrientes benéficos à saúde do coração como as fibras, o potássio, a vitamina C, a vitamina B6 e os fitonutrientes. A ingestão de flavonoides (um tipo de fitonutriente presente na berinjela), diminui o risco de morte por doenças cardíacas.

GRUPO SAUDE

4- Fornece vitaminas e minerais que dão energia e bom humor

Uma porção de uma xícara de berinjela cozida supre 6% da dose diária recomendada de vitamina B6 e tiamina. Ambas as vitaminas do complexo B são necessárias para metabolizar os alimentos ingeridos em energia. A vitamina B6 também ajuda a sintetizar a serotonina, hormônio que regula o humor e o sono.

5- Tem baixo teor de sódio

Dentre as propriedades da berinjela está o baixo teor de sódio.

curta-nossa-pagina-no-facebookA berinjela tem apenas um miligrama de sódio por porção, portanto é um excelente alimento para dietas contra a hipertensão arterial, doenças cardíacas, circulatórias e renais em geral

6- É rica em fibras

A berinjela fornece uma quantidade relativamente alta de fibras alimentares. Cada xícara de berinjela cozida com a pele fornece três gramas de fibras, o que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a regular os níveis de açúcar no sangue. Também diminui o risco de desenvolver hemorroidas e prisão de ventre.

7- Auxilia na perda de peso

Este é um dos mais interessantes benefícios da berinjela. A berinjela possui poucas calorias e aumentam a sensação de saciedade, porque eles são revestidos de água e fibras, que adicionam volume ao que se come, porém com poucas calorias. Ao ingerir uma xícara de berinjela obtém-se apenas 20 calorias.

8 – Dá suporte na gravidez e na saúde do bebê

Recomenda-se o consumo de berinjela durante a gravidez porque o vegetal fornece muitos nutrientes essenciais para o crescimento do feto e para que a mulher mantenha uma gravidez saudável. Uma porção de uma xícara de berinjela cozida fornece cerca de três por cento dos 15 miligramas de vitamina E que a gestante precisa diariamente para propiciar a formação de células vermelhas do sangue e músculos do bebê. Com esta quantidade também são fornecidos de dois por cento dos 600 microgramas de ácido fólico que a grávida precisa para reduzir o risco de defeitos congênitos no feto. A berinjela ainda fornece pequenas quantidades de ferro para a formação do sangue e vitamina A para a formação dos olhos no bebê.

9 – Pode ajudar a evitar a formação do câncer

Os polifenóis encontrados na berinjela podem exercer efeito anticancerígeno. Alguns dos fitonutrientes encontrados no vegetal como o ácido clorogênico podem funcionar como antioxidante e anti-inflamatório – Eles protegem as células do organismo contra danos causados por radicais livres e, por sua vez podem prevenir o crescimento tumoral e a invasão e disseminação de células cancerosas. Elas estimulam também a as enzimas que desintoxicam as células e podem promover a morte de células cancerosas.

10 – Alimento perfeito para diabéticos

Os benefícios da berinjela são interessantes para os diabéticos. Berinjelas são ricas em fibras e pobres em gordura e, portanto, recomendadas para aqueles que lutam contra o diabetes tipo dois e a hipertensão.

Para pegar uma  receita de berinjela, clique aqui

Tabela nutricional da berinjela em valores diários

(Valores para uma xícara de berinjela cozida – cerca de 80 gramas)

  • 35 calorias;
  • 8 g de carboidratos;
  • 2,4 g de fibras;
  • 3 g de açúcar;
  • 0,8 g de proteína;
  • 0,2 g de gordura.

compartilhar fbWHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!